Sacolas Plásticas
05/06/2008
CNDM empossa conselheira nesta quinta-feira, em Brasília
05/06/2008

O Brasil gera cerca de 140 mil toneladas diárias de lixo, sendo que entre 55% a 60% deste total ainda têm como destino final os lixões. Por outro lado, cresce a indústria de reciclagem que, em 2006, somente em latas de alumínio, deu nova utilização a 10,3 bilhões de unidades.
Mas há ainda outras vertentes: a reutilização de garrafas PET, papel branco, tecidos, tampas de garrafas e lacres de latinhas, entre outros produtos descartáveis, na confecção artesanal de peças vestuário, decoração, bijuterias e material de papelaria.
O público do 1º Circuito Viver Melhor, que a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) promove de hoje a sábado, irá conhecer diferentes usos e participar de oficinas gratuitas que irão ensinar como transformar o lixo em peças exclusivas e cheias de charme.
Além de colaborar com a preservação ambiental, a reciclagem é também uma opção de fonte de renda: segundo dados de 2005 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em todo o país o artesanato movimenta R$ 28 bilhões por ano e responde por 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB). Para participar das oficinas do 1º Circuito Viver Melhor, não é preciso inscrição prévia nem aquisição de material.
Programação
Hoje
14 às 17h: Alunos da quinta série da Escola Autonomia, de Florianópolis, demonstram as diferentes etapas da transformação do papel branco em material reciclado. Serão dadas as receitas, o roteiro de trabalho e apresentado o produto final.
15h: A artesã Elenir Magnus Hendler, da Arte em Si, ensina a fazer bolsas a partir da técnica de dobradura em papel laminado.
16h: Luciana Kniss, que trabalha com reciclagem de tecidos de confecções, estofarias e malharias, demonstra como fazer o fuxico mais elaborado, em forma de flores. A atividade repete-se amanhã e sábado, no mesmo horário.
Amanhã
10h: Miguel Sanchez Silveira mostra como trabalhar com o vidro, seja por meio de uma nova função para as peças ou a criação de trabalhos a partir da reutilização dos cacos.
15h: Silvia Cristina Sandri, da Polpa Papel, ministra uma oficina de papel artesanal. A partir de aparas de papel e fibras vegetais, utiliza-se do mais antigo e tradicional método do papel feito à mão.
Sábado
15h: A artesã Juraci Almeida mostra como reciclar as garrafas PET (de refrigerantes).
(DC, 05/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *