Estado é pioneiro no treinamento de bombeiros para combater incêndios florestais
09/06/2008
Sarau Boca de Cena terá apresentação dia 18 de junho na UFSC
09/06/2008

Artigo de Marcus Polette — Pesquisador CTTMar/Univali (DC, 09/06/08)
Santa Catarina é um Estado voltado para o mar. Atualmente vivem nos 36 municípios costeiros 37% da população catarinense. Nossa economia é dependente dos recursos existentes nos 531 quilômetros de linha de costa, e em todo o oceano que está a sua frente. Parte dos traços culturais do nossa gente tem origem dos povos além-mar. São grandes os esforços para implementar projetos confiáveis para oportunizar novos espaços de manobra com o intuito de entender tais desafios.
Neste sentido, está nascendo uma idéia inovadora e criativa: o Observatório do Litoral. Trata-se de um projeto em implantação pela UFSC e Univali que tem como objetivo a organização de uma rede de apoio técnico-científico ao Ministério Público Federal, tendo em vista a promoção de um estilo de gestão democrático-participativa de conflitos relacionados à apropriação dos recursos naturais existentes na zona costeira e o conseqüente fortalecimento da cidadania ambiental.
Este projeto recebe apoio da Rede Ecocostas do Equador, que tem como missão a promoção da sustentabilidade e eqüidade dos usos nos ecossistemas costeiros da América Latina e do Caribe. A proposta da Rede é integrar estudos de caso, como é o caso do Observatório, a fim de que estes possam aportar experiências de aprendizagem e de ação e se posicionarem como centros de referência em gestão costeira na região.
Nesse domingo 8 de junho comemoramos o “Dia dos Oceanos”, proposto em 1992 pelo Canadá na Cúpula da Terra no Rio de Janeiro. A proposta é que nesse dia – principalmente, mas também nos subseqüentes – possamos refletir sobre nossa real conexão com o mar, e buscar uma governança sustentável.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Raquel Dezidério Souto disse:

    Em nome de todos os pesquisadores cariocas que admiram o belo trabalho desenvolvido pelos professores Marcus Polette (Univali/CCTMar) e Paulo Freire (UFSC/NMD), desejo que a iniciativa seja um sucesso e colabore para o aperfeiçoamento das políticas públicas do estado de SC, servindo de modelo para outros estados da Federação.
    Boa notícia para todos nós brasileiros que nos voltamos para o respeito à nossa origem: o MAR e à nossa gente.
    Abraços 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *