Mais lordes municipais
04/06/2008
Neutralizar carbono é mais do que plantar árvore
05/06/2008

Novo edital do Hercílio Luz sai até o dia 19 de junho

A Infraero anunciou, ontem, um novo edital até o dia 19 deste mês para substituir a licitação fracassada no final do abril, diante da falta de apresentação de projetos das empresas inscritas. O documento prevê a contratação dos serviços técnicos para o trabalho de infra-estrutura na construção do novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, na Capital, programado para ser concluído até julho de 2010.
Técnicos e diretores da Infraero, estatal que administra o aeroporto, estiveram, ontem, em Florianópolis, para apresentar o cronograma do projeto a representantes de entidades empresariais e do trade turístico do Estado. O novo edital trata dos trabalhos necessários para o
suporte das demais etapas da construção do novo terminal. O projeto completo prevê seis lotes de obras, a serem licitadas até o final do ano.
O investimento previsto neste primeiro lote é de R$ 1,6 milhão. O edital inicial foi retirado por 17 empresas, mas nenhuma compareceu à sessão de licitação, dia 28 de abril. O arquiteto Nilo Ericsen, assessor de engenharia da diretoria da Infraero, diz que as empresas reclamaram do prazo para a obtenção da documentação exigida e duas teriam reclamado também do preço oferecido. Ericsen afirma que o valor do projeto será revisto, mas não confirma aumento da proposta inicial.
A licitação para o segundo lote, que prevê investimentos de R$ 115 milhões em terraplenagem e execução de pistas de taxiamento aéreo e pátio de aeronaves, está programada para 1º de julho. Os outros quatro lotes de obras, segundo Ericsen, serão licitados em meados do segundo semestre deste ano.
Prazo ainda é julho de 2010
– A meta continua concluir todo o trabalho até julho de 2010. Não vou dizer que será fácil, mas vamos correr para isso – afirmou o arquiteto, lembrando que parte das obras do segundo lote, com prazo de entrega de 540 dias, poderão ser realizadas paralelamente às demais fases.
O gerente de obras da Infraero para a região Sul, Sérgio Seixas, explica que, em projetos mais antigos, o tradicional era executar um lote completo para toda a obra e contratar uma única empresa para o serviço. Mas, para criar competitividade entre as empresas, os lotes foram divididos de acordo com os serviços a serem realizados.
– O trabalho do primeiro lote é de infra-estrutura para os demais, que podem ocorrer simultaneamente. Mas vamos ter que ser um maestro para coordenar todas essas obras.
Obras de ampliação
Aeroporto Hercílio Luz /Atual / Novo
Capacidade de passageiros por ano / 980 mil / 2,7 milhões
Área construída / 8.440 m2 / 38.439 m2
Pátio de aeronaves / 20.187 m2 / 76.628 m2
Pista de taxiamento aéreo / – / 141,5 m2
Pontes de embarque / – / 4
Capacidade de aeronaves / 5 / 12
Pontos comerciais / 41 /64
Vagas de estacionamento / 500 / 1.596
Fonte: Infraero
(Alexandre Lenzi, DC, 04/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *