Dinheirama desperdiçada na Capital
12/06/2008
FloripAmanhã participa do lançamento do projeto Rota 43
12/06/2008

Florianópolis sediará maior evento de arquitetura para o turismo das Américas

Mais de 9 milhões de estrangeiros devem visitar o Brasil até 2010. A estimativa é do governo federal. Os números são animadores, no entanto vêm acompanhados de uma grande preocupação: a falta de planejamento das grandes metrópoles para a prática de um turismo sustentável.
Para discutir o tema e como o problema vem sendo tratado tanto no Brasil quanto na Europa e Estados Unidos, Florianópolis recebe nos dias 7 e 8 de agosto o Architectour 2008. O encontro vai reunir no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), alguns dos mais consagrados profissionais da área. A confirmação de nomes como o do arquiteto chinês Chien Chung Pei e do francês Christian de Portzamparc está fazendo com que o evento seja considerado pelo setor como o mais importante do ano no Hemisfério Sul.
De acordo com Hamílton Lyra Adriano, organizador do seminário, a idéia é investir esforços no debate do planejamento do espaço turístico por meio de aspectos arquitetônicos, urbanísticos e por temas afins, que envolvem estudiosos de diversas áreas ligadas diretamente a esta temática: ambientalistas, geógrafos, engenheiros, turismólogos, historiadores, designers, administradores públicos, entre outros.
“Pensar o turismo única e exclusivamente pelo viés econômico proporciona sua exploração de forma equivocada, sem a preocupação com a preservação do espaço. O objetivo do evento é criar estratégias de valorização da cultura e preservação do meio ambiente; dar visibilidade ao debate acerca dos impactos do turismo convencional; além de promover políticas que privilegiem o turismo sustentável”, declara.
Com painéis e palestras de especialistas de várias nacionalidades e diversos estilos, Florianópolis vai se transformar na capital do planejamento do espaço turístico durante os dois dias do evento. Para Lyra, esta é a hora de fomentar a discussão do assunto. “Obviamente as mudanças são lentas, porém é necessário criarmos oportunidades para levantar a questão. Precisamos discutir qual o futuro que queremos para nossas cidades”, argumenta.
Entre os palestrantes, estão os arquitetos, já citados, Chien Chung Pei e o francês Christian de Portzamparc, referências na questão de sustentabilidade. Entre as obras mais conhecidas de Portzamparc estão a Torre LVMH, em Nova York, edifícios habitacionais no Japão e a embaixada da França em Berlim.
Dentre os principais temas que serão abordados destacam-se o enfoque sustentável nos equipamentos urbanos: novas cidades, novas arquiteturas no desenvolvimento das atividades turísticas, revitalização das cidades para o turismo, cases de sucesso no planejamento urbano ao redor do mundo e políticas públicas para a sustentabilidade.
O arquiteto argentino Rubén Pesci e os arquitetos Máximo Rumis e Marcela Leiva, ambos da DPZ Latin América, também confirmaram presença no evento. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no site www.architectour.com.br.
(FolhaBlu, 12/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *