Festival em Florianópolis recebe representantes do Ministério da Cultura
12/06/2008
Dia de Romeu e Julieta
12/06/2008

Fatma promove 2º Fórum de Balneabilidade do Litoral Catarinense

Com o objetivo de discutir a qualidade água das praias do litoral catarinense e colher e apresentar sugestões para sua melhoria, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) realiza no dia 25 de junho, na Fiesc, o 2º Fórum de Balneabilidade do Litoral Catarinense. A intenção é reunir representantes dos 27 municípios que possuem praias e representantes do Governo para debater sobre as responsabilidades de cada um dos órgãos públicos nesta questão.
O 2º Fórum de Balneabilidade também terá a participação de órgãos públicos financiadores de projetos na área de saneamento para os municípios que estarão apresentando formas de captação de recursos. “Não basta apenas apresentarmos o problema, mas também devemos mostrar as soluções para os municípios que hoje não apresentam índices satisfatórios de balneabilidade”, afirma o presidente da Fatma, Carlos Leomar Kreuz.
A Fatma também vai mostrar “cases” de municípios que conseguiram melhorar seus índices de balneabilidade nos últimos anos. “Vamos trazer a público esses bons exemplos para que outros municípios também possam seguir o mesmo caminho”, enfatiza o presidente. “O serviço de balneabilidade é de extrema importância para um Estado turístico como o nosso, mas precisamos ir além da pesquisa e da divulgação dos pontos próprios e impróprios para banho e avançar em ações práticas para termos praias cada vez com melhor qualidade”, completa.
A pesquisa de balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pela Fatma desde 1976, seguindo as normas da Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Ele começa com a coleta de amostras da água do mar em mais de 180 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. A instituição seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição – os de maior fluxo de banhistas. As coletas são feitas mensalmente de março a novembro e semanalmente de dezembro a fevereiro – o pico da temporada de Verão.
(Fatma, 12/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *