Bacia do Itacorubi
25/06/2008
Ultimo final de semana do Festival de Outono em Florianópolis
26/06/2008

O 2º Fórum de Balneabilidade do Litoral Catarinense, realizado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), nesta quarta-feira (25), na Fiesc em Florianópolis, apontou problemas e discutiu soluções para a melhora da qualidade das praias de Santa Catarina. “A conclusão é que os municípios onde há investimentos em saneamento básico e educação ambiental a balneabilidade é melhor”, afirmou o presidente da Fatma, Carlos Leomar Kreuz.
O diagnóstico apresentado pelos técnicos da Fatma aos representantes dos municípios do Litoral, mostra que durante a temporada de verão, cerca de 30% dos 180 pontos analisados pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) ao longo do Litoral catarinense se apresentam impróprios para banho. “Mesmo com o crescimento, esse índice tem se mantido nos últimos cinco anos e tende a melhorar se forem feitos investimentos em saneamento”, explicou o técnico da Fatma, Marlon Daniel da Silva.
No fórum, os municípios de Balneário Camboriú e Laguna, por nos últimos, de acordo com os relatórios da Fatma, terem melhorado a sua balneabildiade, apresentaram seus exemplos. Os representantes municipais também puderam conhecer linhas de créditos para saneamento básico, apresentadas pela Caixa Econômica Federal e secretaria de Articulação Nacional.
Diretores da Casan, um dos responsáveis pelo saneamento básico no Estado, reconheceram que em Santa Catarina apenas cerca de 8% da população é atendida por esgoto sanitário, mas anunciaram investimentos futuros. “Entre financiamentos do PAC, recursos próprios e o contrato com o banco japonês Jbic, que deveremos assinar nos próximos dias, teremos cerca de R$ 600 milhões de investimentos em saneamento básico em Santa Catarina nos próximos anos”, informou o diretor técnico da Casan, Osmar Ribeiro, acrescentando que a meta da empresa é ter 60% da população atendida por esgoto sanitário até 2015.
Além de dirigentes e técnicos da Fatma e representantes dos municípios do Litoral catarinense, também participaram do 2º Fórum de Balneabilidade o secretário de Articulação Nacional, Geraldo Altofh; o diretor-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social, Lauro de Andrade; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Izair Dalazen; o gerente de desenvolvimento urbano da Caixa, Carlos Etor Averbeck; e diretores da Casan.
A pesquisa de balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pela Fatma desde 1976, seguindo as normas da Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O estudo começa com a coleta de amostras da água do mar em mais de 180 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. A instituição seleciona esses pontos de tal forma que todo o Litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição – os de maior fluxo de banhistas. As coletas são feitas mensalmente de março a novembro e semanalmente de dezembro a fevereiro – o pico da temporada de Verão.
Fundação do Meio Ambiente
(Governo do Estado de SC, 25/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *