Santa Catarina participa em São Paulo do Salão do Turismo
17/06/2008
Polyphonia Khoros se apresenta no TAC
17/06/2008

Convênio vai inserir Grande Florianópolis nas rotas náuticas internacionais

O porto turístico, que será implantado em São José, deverá funcionar como um terminal multimodal de passageiros, atraindo viajantes rodoviários, aeroviários e hidroviários. O empreendimento vai congregar serviços de cais alfandegado para navios de cruzeiros que percorrem 65 destinos turísticos brasileiros, incluindo as 18 cidades candidatas à sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. “Estamos falando de um turista de alto poder aquisitivo que terá um gasto médio de U$ 100 por dia no município”, explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Décio Giacomelli.
O projeto compreende ainda a implantação de bares e restaurantes, lojas de artesanato, centro de eventos, casas de espetáculos, cinemas, hotéis, galerias de arte, oceanário, Museu da Maricultura, escola de vela, além de marinas públicas com estacionamento em vagas molhadas para lanchas, iates, veleiros e navios. A expectativa é de que o empreendimento estimule a geração de empregos nos setores de comércio, hotelaria, gastronomia, transportes, hortifrutigranjeiros e serviços turísticos. Toda a estrutura do empreendimento concluída deve criar cerca de 5mil empregos diretos e 20mil indiretos para atender a demanda de setor.
De acordo com o Superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Sílvio César dos Santos Rosa, as jazidas de areia retiradas para aterrar a Avenida Beira-mar de Barreiros irão viabilizar a construção do canal de acesso dos transatlânticos ao porto. O equipamento terá estrutura para receber até quatro navios por vez e tem previsão de entrar em operação em 2012, mesma data prevista para conclusão das obras da beira-mar. “Já estamos concluindo o Estudo de Impacto Ambiental da avenida e com as mesmas jazidas resolveremos a situação das duas obras: o aterro e o canal.”, disse Rosa.
O workshop, que começa nesta segunda (16/06), irá discutir a questão do gerenciamento costeiro no estado e no Brasil, bem como o Projeto Gestão Integrada da Orla Marítima. Além das palestras, serão empossados os membros da Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla e oficializada a adesão da cidade de São José à iniciativa, com a posse da equipe municipal. O evento, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, acontece das 9h às 18h, na Escola do Mar, em São José.
O projeto é o resultado de um convênio entre o Governo do Estado de Santa Catarina, Município, Empresa Porto Turístico de Florianópolis Empreendimentos Ltda e Associação Brasileira para o Desenvolvimento Local e Sustentável – Qualicity.
(Jornal Metropolitano, 16/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *