1º Circuito Viver Melhor exibirá exemplos de preservação ambiental
02/06/2008
Somente 10% das ONGs não trabalham sério
02/06/2008

Artigo de Lucia Dellagnelo — coordenadora geral do ICom (DC, 01/06/08)
Toda cidade é um organismo vivo, capaz de crescer de forma saudável, mas também de apresentar sinais de alerta à sua saúde e sustentabilidade. Como o ser humano, a cidade precisa de um monitoramento da sua vitalidade. Na semana que inicia será apresentado em Florianópolis o projeto Sinais Vitais, um check-up anual que traz um conjunto de indicadores econômicos, sociais e ambientais que visam oferecer à população informações úteis a fim de mobilizar pessoas para proporem melhorias para a qualidade de vida na cidade. Criado pela Fundação Comunitária de Toronto, o projeto é realizado em nível nacional no Canadá.
O Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) realiza pela primeira vez no Brasil o projeto Sinais Vitais, trazendo para Florianópolis um raio X da cidade. O projeto tem a participação de organizações locais, apoio da Fundação Avina e do PNUD. As fundações comunitárias, como o ICom, têm sido os agentes promotores do projeto Sinais Vitais pela sua capacidade de articular diferentes atores e instituições na coleta e análise de indicadores relativos à cidade. Além disso, é importante para as fundações comunitárias identificar as necessidades da comunidade.
A primeira edição do relatório Sinais Vitais será publicada no dia 6 de junho na Assembléia Legislativa. Os indicadores selecionados mostram uma cidade que atrai moradores, tem uma população jovem e que, apesar de apresentar uma média elevada nos índices de qualidade de educação e saúde, ainda apresenta pontos de alerta em algumas regiões. A mensagem é que vivemos em uma cidade privilegiada e que devemos investir para conservar e melhorar este “pedacinho de terra perdido no mar”!

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *