Projeto de Lei Complementar quer alterar zoneamento na Agronômica
16/06/2008
Atitudes verdes simples são fundamentais para a vida no planeta
17/06/2008

A participação do Brasil na Expo Zaragoza 2008 – a grande feira internacional que reúne representantes de 107 países e nesta edição tem como tema central Água e Desenvolvimento Sustentável – deve garantir o acesso do País a mais recursos de fundos europeus destinados a incentivar o uso racional e a melhoria na gestão dos recursos hídricos na América Latina.
No domingo (15/06), a Expo dedicou o dia ao Brasil, abrindo espaço para apresentações artísticas e culturais que culminaram com show comandado pelo músico-ministro Gilberto Gil, e para debates sobre A Política de Recursos Hídricos do Brasil e a Implementação de seus Instrumento. Ela foi apresentada pelo diretor-presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), José Machado, que representou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
Entre as iniciativas do Ministério do Meio Ambiente que estão sendo apresentadas na Expo estão as de abastecimento de água em comunidades indígenas e em escolas e assentamentos rurais e o projeto Água Doce, de instalação de poços e dessalinização de água para abastecimento de comunidades rurais dispersas no semi-árido nordestino.
“Mostrar essas experiências de sucesso, esse esforço que o governo vem fazendo, será decisivo para que o Brasil possa ter uma participação maior nos recursos destinados a esse tipo de projeto”, acredita o comissário-geral do Brasil na Expo Zaragoza, o diretor de Recursos Hídricos da SRH João Bosco Senra. Ele estima que só este ano serão investidos 1,5 bilhão de euros, a fundo perdido, em projetos de abastecimento de água para a zona rural de países sul-americanos.
Senra comentou os avanços proporcionados pelo Plano Nacional de Recursos Hídricos editado há 11 anos. Entre eles, o comissário destacou a participação social na gestão, que hoje já envolve mais de 10 mil pessoas atuantes nos comitês de bacias hidrográficas e nos conselhos estaduais e nacional de recursos hídricos, instituídos como instâncias de decisão sobre a destinação da água. Aliada à condição de 12% de toda a água doce do planeta, a prática do Plano Nacional faz do País criou uma grande expectativa em torno da participação brasileira na Expo.
“O Brasil é referência na política de gestão de águas. Foi o primeiro país da América a ter a um Plano Nacional de Recursos Hídricos. Uma medida que está nas Metas do Milênio da tecnologias para o desenvolvimento sustentável e inovações na gestão de recursos hídricos”, afirmou.
Fonte: MMA
(Ambiente Brasil, 17/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *