Longa Americano registrou belezas naturais de Florianópolis
26/05/2008
“A Tempestade” é apresentada no Ribeirão da Ilha
26/05/2008

Sai a nomeação do conselho do Parque do Maciço do Morro da Cruz

O prefeito de Florianópolis, Dário Berger, divulga nesta segunda-feira, 26/5, a nomeação dos conselheiros provisórios do Parque Urbano do Morro da Cruz, localizado no maciço. O conselho é formado por doze membros, com função consultiva: seis representam a comunidade local e outros seis a prefeitura. Uma das funções do conselho é discutir os projetos apresentados pelo poder público para serem executados no parque. O evento será realizado às 17h no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, na avenida Mauro Ramos.
O parque será criado na parte mais alta do maciço numa área total de 1.494.036,50 metros quadrados e tem como objetivo preservar o patrimônio ambiental da mata atlântida, onde ainda reúne a fauna e flora silvestres. De acordo com a lei ordinária de Florianópolis, 6893 de 8/12/2005, que crio o Parque Urbano do Morro da Cruz, “caberá a Floram a gestão técnico-administrativa e operacional do parque, fiscalizando o cumprimento do dispositivo na legislação em vigor, podendo aplicar autos de infração e penalidades compatíveis”.
Conforme o prefeito Dário Berger, o parque será uma opção de lazer à comunidade do Maciço do Morro da Cruz, onde vivem aproximadamente 30 mil famílias e também para moradores de outros bairros e turistas em visita à Florianópolis. Estão projetados para serem construído no parque estacionamentos para automóveis e ônibus, quadras esportivas, parque infantil, mirante, anfiteatro, viveiro de mudas, trilhas ecológicas, decks e outros equipamentos. O orçamento foi calculado em R$ 1.196.803.25.
Conselheiros da comunidade:
Clair Correia de Jesus e Cirilio Pereira da Silva (representando o Norte do maciço). Rogério Antônio Rodrigues e Valmor Coelho (representando o Sul do maciço) Rui Alves e João Ferreira de Souza (a parte Central do maciço)
Conselheiros da Prefeitura:
Kelly Cristina Vieira ( assistente social) Rogério Miranda (engenheiro) Valmir José Sardá (chefe de fiscalização de Obras da Susp) Haroldo Nunes da Silva (gerente de fiscalização da Floram) .José Carlos Rauen (Superintendente da Floram e Danilo Funke ( Biólogo da Floram).
Maciço do Morro da Cruz
O Maciço do Morro da Cruz compreende uma área de 2,1 milhões de metros quadrados ocupada por população estimada de 22,7 mil pessoas, totalizando cerca de 6 mil famílias distribuídas em 17 comunidades. Parte da área, cerca de 1,4 milhão de metros quadrados, vai ser destinada à implantação do Parque do Maciço do Morro da Cruz e construção de uma sede na Rua General Vieira da Rosa.
Os assentamentos mais antigos da região são os do Mocotó e do Mont Serrat (antigo Morro da Caixa), comunidades onde surgiram as escolas de samba Protegidos da Princesa e Embaixada Copa Lord. Os assentamentos mais recentes são Jagatá, no Morro da Queimada, e Alto da Caeira do Saco dos Limões, formados nas últimas duas décadas. A ocupação no Maciço do Morro da Cruz ocorreu com mais intensidade nos anos 70 e 80, quando se instalaram nas imediações da região a Universidade Federal de Santa Catarina, Telesc e Eletrosul.
(Prefeitura Municipal de Florianópolis, 21/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *