A energia que vem dos mares
28/05/2008
SC lidera desmatamento da Mata Atlântica no país
28/05/2008

Programa de consumo responsável: 5,5 bilhões de sacolas plásticas a menos

Com a presença do governador José Serra e de outras autoridades, a indústria do plástico e os supermercados de São Paulo vão formalizar nesta segunda, às 14h, o início do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que visa a reduzir o consumo de sacolas plásticas no país em 5,5 bilhões de unidades por ano – o equivalente a 30% do total atual de 18 bilhões – no período de 12 meses.
A cerimônia de abertura da Apas 2008, no Expo Center Norte, será palco para a assinatura do termo de implementação da iniciativa conjunta da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, do Instituto Nacional do Plástico (INP) e da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief), que conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Associação Paulista de Supermercados (Apas).
O programa estabelece a produção e distribuição de sacolas plásticas de melhor qualidade, fabricadas de acordo com a norma ABNT 14.937, capazes de acondicionar mais produtos, dispensando o uso sobreposto para evitar que se rompam (pesquisa de observação realizada pela SP Trade em 12 supermercados na cidade de São Paulo revelou que 13% dos consumidores utilizam as sacolinhas em duplicidade e, em 61% dos casos, ocupam menos da metade da sua capacidade). Mais resistentes, as sacolas poderão suportar até 6 quilos e serão identificadas com um Selo de Qualidade.
O projeto piloto será instalado no dia 29/05 (quinta-feira) em 18 lojas da Grande São Paulo – 14 das redes Pão de Açúcar e Carrefour e 4 de outras bandeiras – e depois espalhado para outras 9 capitais. O programa prevê ainda ações de educação para conscientizar os consumidores a usar apenas o número de embalagens necessário para transportar as compras. Os operadores de caixa e os empacotadores receberão treinamento específico para isso.
(Envolverde/Silcon Ambiental, 27/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *