Exposição “O Mundo Mágico do Circo” no CIC
12/05/2008
Brasileiro sente-se incapaz de mudar crise ambiental
13/05/2008

Programa Brasileiro calcula emissão de gases nas empresas

A iniciativa é do GVces – Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o WRI – World Resources Institute, o WBCSD – World Business Council for Sustainable Development e o CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável: adotar a metodologia mais utilizada por corporações internacionais para saber como andam as emissões de gases de efeito estufa nas empresas brasileiras.
Oficialmente, o Programa Brasileiro de Inventário Corporativo de Gases de Efeito Estufa será lançado no dia 12 de maio, em Brasília, e conta com o apoio financeiro da Embaixada Britânica e da agência de cooperação americana USAID. As empresas e instituições públicas que aderirem à proposta receberão orientação técnica e institucional, a fim de compreenderem, quantificarem e gerenciarem suas emissões, além de aprenderem a realizar inventários e relatórios com os dados obtidos, a partir da metodologia utilizada pelo Protocol GHG – Greenhouse Gas Protocol.
A partir de um conhecimento detalhado do perfil das próprias emissões, cada corporação terá mais condições de desenvolver e implantar medidas eficazes para reduzir seus impactos sobre o meio ambiente e as mudanças climáticas. A participação no programa será feita de forma voluntária.
Países como Índia, China, México e Filipinas realizam programas semelhantes a partir de iniciativas do WRI. No Brasil, algumas empresas como Natura, Petrobras, Bradesco e Votorantim já utilizam o protocolo internacional. O objetivo do programa é ampliar a adesão e desenvolver uma cultura de elaboração de inventários no país. A idéia tem ganhado novos adeptos como: Anglo American, Banco do Brasil, O Boticário, CNEC Engenharia, Copel, Nova Petroquímica, Sadia e Wal-Mart, que, juntamente com os quatro primeiros, também se tornaram membros fundadores da iniciativa brasileira.
(Thys Prado, Planeta Sustentável, 12/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *