Ponte Hercílio Luz na Capital recebe carros pela primeira vez em 17 anos
14/05/2008
Vivendo a vida de bike
14/05/2008

Previsão do Deinfra é de que a Ponte Hercílio Luz seja reutilizada em 2010

No aniversário de 82 anos da Ponte Hercílio Luz (13/05), um dos patrimônios mais queridos da Capital, um novo presente promete renovar as esperanças da população que sonha em vê-la novamente na ativa.
O Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra) recebe nesta terça-feira (13/05), as propostas do edital de concorrência pública internacional que dá início à última fase das obras de recuperação do monumento, orçadas em R$ 170 milhões.
Depois de 25 anos fechada para o tráfego de veículos e pedestres, a Ponte Hercílio Luz está mais perto de retornar aos tempos de ouro. Segundo o diretor do Deinfra, Romualdo França, a etapa tem previsão de término para meados 2010.
De acordo com o dirigente, a primeira etapa da obra, que foi a recuperação dos viadutos de acesso e fornecimento de materiais e serviços necessários, está concluída em 76%. “Os outros 24% vamos terminar até o final do ano”, garante.
Na última etapa, serão realizados reforços nas bases das torres principais, nos blocos de ancoragem, nas fundações das torres e viadutos. As barras de olhal, uma das estruturas mais debilitadas, serão trocadas, e a pista de rolamento do vão central e a passarela de pedestres serão recuperadas.
Na prática, além de reabilitar o trânsito na Ponte Hercílio Luz, as obras vão permitir ainda a instalação futura do moderno metrô de superfície. As obras de restauração começaram em 2005, em uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis.
O valor total das obras de restauração foi estimado em US$ 40 milhões, custeados com recursos do Fundo Social.

Estrutura perto de desabar

Desde que as obras começaram, ela segue a risca os critérios do projeto de reabilitação do consórcio franco-brasileiro Sondotécnica/Ingeróp, de dezembro de 2000, que recomendou a restauração imediata da ponte sob risco de colapso total da sua estrutura. Na época, técnicos do consórcio constataram um avançado estado de corrosão nos componentes de aço do vão pênsil – principalmente do conjunto das barras de olhais – e do viaduto do lado da Ilha, onde o comprometimento era de quase 80% em diversas peças.
Ainda detectaram alta porosidade e cavidades no concreto dos maciços de ancoragem e das bases dos pilones. Por causa dos desgastes estruturais, a Ponte Hercílio Luz foi interditada no dia 22 de janeiro de 1982, depois de detectado o rompimento de uma barra de olhal junto à torre Sul. A ponte esteve perto de desabar, caso a estrutura não fosse mantida por outras três barras de olhal.

Originalidade será mantida

A intenção da reforma é manter as características originais da ponte, como conservar o mesmo sistema de suspensão por barras e olhais. Para isso ser possível, a sustentação da ponte terá que ser transferida para um sistema de cabos pendurais provisórios, de modo a liberar as barras de olhais da função de suportar o peso da estrutura para que possam ser removidas.
Reintegrada ao sistema viário da Capital, a Ponte Hercílio Luz vai disponibilizar aos motoristas a opção de duas faixas de tráfego de 3,6 metros de largura, e aos pedestres, dois passeios com 2,5 metros de largura.
O volume estimado de tráfego do complexo de ligação Ilha-Continente será então de 190 mil veículos/dia, chegando a 11 mil veículos/hora nos horários de pico. Se operar de mão dupla, a ponte absorverá 17% .
(Notícias do Dia, 13/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

4 Comentários

  1. Fernando disse:

    Acho que já está mais do que na hora dessa ponte voltar a funcionar, pois o trânsito de Florianópolis não suporta mais veículos.

  2. Valéria disse:

    Bom,também acho que já passou a hora de utilizarmos a Ponte Hercílio Luz.
    É linda, grande, um patrimônio histórico e é um absurdo ela estar parada todo esse tempo.
    Para Florianópolis, capital de Santa Catarina, já passou da hora de fazer coisas que deveriam ser feitas, sendo uma delas, a restauração da ponte, sendo assim também que o trânsito de Floripa ficará menos caótico.

  3. Rafael disse:

    Olha eu ainda acho que ah um desvio de grana para a restauração da ponte, pois não era para demorar tanto mais mesmo assim ajudaria muito ao transito de floripa…

  4. Carlos Alexandre disse:

    Pois bem…a ponte é legal…é um patrimonio..??
    bem e e derrubasse a ponte… e fizesse uma ponte nova comligfa estreito – beira mar ?? olhem o custo dela…abusrdo….me desculpem.
    att

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *