Projeto Criança Cidadã auxilia crianças carentes da Serrinha
13/05/2008
AL discute meio ambiente esta semana
13/05/2008

Ponte Hercílio Luz completa 82 anos

O mais belo cartão postal de Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz, completa 82 anos nesta terça-feira (13/05). Construída para ser a “Ponte da Independência”, afim de trazer nova opção de acesso à ilha de Santa Catarina, que não fosse por balsa, acabou sendo batizada com o nome de seu idealizador, o governador Hercílio Luz. Uma pessoa a frente de seu tempo, o governador Hercílio Luz faleceu antes que a ponte fosse concluída, contudo emprestou o nome à mais bela obra de engenharia, que impressiona quem chega e quem sai de Florianópolis todos os dias.
A ponte pênsil, suspensa por um sistema de barras de olhal, tem 819 metros de cumprimento. A sua estrutura de aço pesa cerca de 5 mil toneladas.
Em 1982, devido a problemas em um dos olhais a ponte foi fechada pela primeira vez, sendo reaberta em 1988 para pedestres, bicicletas, motos e carroças. Em 4 de julho de 1991 foi interditada definitivamente. Por precaução foram retiradas cerca de 400 toneladas de piso asfáltico.
Atualmente, através do Departamento Estadual de Infra-estrutura, o governo do Estado de Santa Catarina está revitalizando a ponte Hercílio Luz com o objetivo de devolvê-la aos catarinenses com suas características originais. O cronograma das obras prevê que em 2010 ela estará apta a receber novamente o tráfego de veículos, sendo um instrumento auxiliar ao sistema viário da Grande Florianópolis.
O secretário de Estado da Infra-estrutura Mauro Mariani faz a seguinte comparação: “Se Paris tem a Torre Eiffel e Nova Iorque a Estátua da Liberdade, nós, catarinenses, temos a Ponte Hercílio Luz”.
Nesta terça-feira, às 10h30min, o presidente do Deinfra, Engº Romualdo Theophanes de França Junior estará na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz para uma coletiva de imprensa sobre as obras de revitalização.
Secretaria de Estado da Infra-Estrutura
(Adjori SC, 13/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *