Programação especial na semana dos museus
15/05/2008
Projeto Psicanálise vai ao Cinema debate filme nesta sexta
15/05/2008

Panoramas de Victor Meirelles será no CIC

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove nesta sexta-feira, dia 16/05, às 14 horas, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com entrada gratuita, duas palestras sobre Victor Meirelles.
A primeira será “Os Panoramas de Victor Meirelles”, com uma abordagem do tema dos panoramas circulares no século 19 e as três pinturas panorâmicas de Victor Meirelles. O palestrante é Mário César Coelho, arquiteto, professor do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com Mestrado e Doutorado em História na UFSC, ele defendeu em 2007 a tese ” Os Panoramas perdidos de Victor Meirelles: aventuras de um pintor acadêmico nos caminhos da modernidade”.
Em seguida, será realizada a palestra “Victor Meirelles – Panorama de uma ação educativa 1994/2004”, com o relato da implantação da ação educativa no Museu Victor Meirelles e a elaboração de material pedagógico “Vi Vendo Victor Meirelles” (material itinerante pelas escolas públicas do Estado). A palestrante é Lena Peixer, licenciada em Artes Plásticas e produtora cultural.
Ela implantou a ação educativa no Museu Victor Meirelles em 1994, exercendo a função de coordenadora dos projetos e mediações das visitas ao museu, até 2004. Assessora pedagógica de artes da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, desde 2006 exerce o cargo de Diretora de Artes e Eventos na Fundação Cultural Badesc.
Mais informações
Núcleo de Arte-educação do Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Centro Integrado de Cultura – CIC
Agronômica – Fpolis – SC – Fones: 3953-2323 / 3953-2324
masc@fcc.sc.gov.br
naemasc@fcc.sc.gov.br
(Deluana Buss, Fundação Catarinense de Cultura , 14/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *