Udesc recebe palestra sobre Victor Meirelles
06/05/2008
Parlamento catarinense lança Fórum sobre Energias Renováveis
06/05/2008

Núcleo de Estudos Açorianos abre exposição ´Em louvor ao Divino Espírito Santo`

O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC abre nesta quinta-feira, 8/5, mais uma mostra em comemoração aos 260 anos da chegada dos açorianos ao Brasil e ao Estado de Santa Catarina. A exposição ´Em louvor ao Espírito Santo`, de Osmarina e Paulo Villalva, traz miniaturas em argila, retratando a Festa do Divino, uma das mais significativas expressões da herança açoriana. O trabalho é apresentado pelo museólogo Gelci José Coelho, o “Peninha”.
Ele destaca que a maioria das mulheres e filhas de oleiros produziam com argila figuras diversas em miniatura. Muitas eram utilizadas como brinquedos, outras como enfeite. A exposição mostra o talento para o registro das manifestações tradicionais, mostrando a cultura da Ilha de Santa Catarina.
“Osmarina é artista e irradia o sonho entre todos da sua família, que participam com entusiasmo produzindo beleza com personalidade própria”, escreve Peninha. Segundo ele, Osmarina e Paulo Villalva transparecem em sua obra a doce expressão da tradicional festa em louvor ao Divino Espírito Santo.
“A obra de Osmarina e Paulo provoca a contemplação encantadora na harmonia das figuras de cerâmica pintadas como um bordado. Serena, alegre e ao mesmo tempo delicada e emocionante, quando o artesanato se faz em arte e a obra adjetiva-se em sublime”, descreve o museólogo Peninha.
Projeto Saber Fazer
A mostra organizada pelo Núcleo de Estudos Açorianos é uma das atividades do projeto Saber Fazer, que tem como proposta estimular as práticas artesanais tradicionais desenvolvidas pelos descendentes de açorianos no litoral catarinense, buscando elevar a auto-estima desses habitantes, reafirmando o indivíduo e a coletividade.
A partir do projeto, cursos são oferecidos pelo NEA, aproveitando o saber dos artesãos tradicionais que repassam as técnicas aos mais jovens. O Núcleo também orienta para a melhoria da apresentação e embalagem dos produtos, com objetivo de agregar valor a sua produção.
Para baixar as fotos da exposição, clique aqui.
Serviço
Local: Espaço Cultural do NEA/Universidade Federal de Santa Catarina
Abertura: 08/05 às 16h30min
Período: 9 de maio a 20 de julho de 2008
Realização: Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC
Promoção: Universidade Federal de santa Catarina
Apoio Cultura: Governo dos Açores
Contatos com o NEA: joi@nea.ufsc.br ou 48 37218605
Contatos com os Artistas: 48 3225 7445
(Agecom, 06/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *