Seminário debate perspectivas do turismo em Santa Catarina
27/05/2008
“Encontros de Maio” tem palestras, cursos e lançamentos de livros no CIC
27/05/2008

Mostra no Masc exalta a imigração japonesa

Em comemoração ao centenário da Imigração Japonesa no Brasil, a Fundação Catarinense de Cultura e o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) abrem hoje, às 19h30, uma exposição em homenagem à cultura oriental. Para compor a mostra, foram convidadas três artistas representantes da cultura japonesa, residentes em Florianópolis: a gravadora Julia Iguti e as ceramistas Marina Takase e Marina Uehara.
Serão expostos, também, objetos vindos de acervos pertencentes à comunidade japonesa local. A exposição segue até 22 de junho, das 13 às 21 horas, de terça a domingo, e a entrada é franca. O Masc fica na avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, em Florianópolis.
(A Notícia, 27/05/08)
Arte made in Japão
As comemorações em torno do centenário da imigração japonesa no Brasil chegam hoje ao Museu de Artes de Santa Catarina (Masc). Até o dia 22 de junho, o local exibirá obras e artefatos que contam um pouco a história de quem atravessou o oceano para recomeçar a vida na América.
A partir das 19h30min, horário do lançamento da mostra, o público vai encontrar na sala Harry Laus – que até o penúltimo final de semana recebeu as obras do pintor Victor Meirelles – trabalhos de três artistas catarinenses com descendência japonesa: Julia Uguti, Marina Uieara e Marina Takase.
A artista plástica e arquiteta Julia Uguti participa da mostra com uma série de xilogravuras. A referência ao Japão, no caso, não está na temática das obras – a mitologia grega – , mas na própria técnica empregada. Depois de ser descoberta por egípcios, indianos e persas, que a usavam para a estampagem de tecidos, a xilogravura passou a ser utilizada na China e no Japão na confecção de carimbos para a impressão de orações budistas.
Mas é diante dos trabalhos em cerâmica criados por Marina Uieara e Marina Takase que os visitantes poderão se deparar como a principal manifestação das artes plásticas do Japão. Algumas peças de Marina Takase foram criadas especialmente para a mostra – quatro vasos foram retirados do forno ontem, no sentido literal da expressão.
– As artistas reúnem utensílios cerâmicos e vasos de grande impressão artística. A cerâmica é um trabalho fundamental na história da arte japonesa – avalia o diretor do Masc, João Evangelista de Andrade Filho.
A mostra também exibe uma série de objetos ligados ao cotidiano da família na tradição japonesa, como a vestimenta (kimono), a religião (oratório budista), a magia (amuleto), a beleza (a maquiagem das mulheres) e a escrita (a singular caligrafia oriental). Fotos e passaportes de imigrantes japoneses que chegaram em Santa Catarina a partir da década de 1950 complementam o resgate histórico da exposição. Os materiais foram cedidos pela Associação Nipo-Catarinense.

Serviço

Quando: abertura hoje, às 19h30min. Visitações a partir de amanhã até 22 de junho.
Onde: no Masc, em Florianópolis (Av. Governador Irineu Bornhausen, nº 5600, Agronômica)
Horário: das 13h às 21h, de terça a domingo
Ingressos: entrada gratuita
Informações: (48) 3953-2318
(DC, 27/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *