Assembléia Legislativa promoverá fórum de debates sobre Energias Renováveis
14/05/2008
Com a palavra, os leitores
14/05/2008

Maratona do Cinema 2008 põe o pé na estrada

A sétima arte segue para os diferentes cantos de Santa Catarina por meio da Maratona do Cinema. O projeto acontece há dois anos e, nesta terça-feira (13/05), foi lançada a sua terceira edição, no CIC – Centro Integrado de Cultura.
A Maratona do Cinema agora receberá o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Funcultural – Fundo Estadual de Incentivo à Cultura – que repassará R$ 200 mil para a realização da Maratona durante o ano. Novos filmes integram o arquivo audiovisual do projeto, que este ano passará a exibir o longa-metragem internacional “A era do gelo”, e os filmes nacionais “O ano em que meus pais saíram de férias” e “Se eu fosse você”.
A Mostra de Cinema Infantil, também apoiada pelo Funcultural, cedeu o direito de exibição dos melhores filmes infantis exibidos no festival para a programação da Maratona. O MIS também integrou ao projeto a coleção dos dez filmes premiados no Festival de Cinema de Piratuba para o projeto.
O itinerário que Nágela Maria Fádel e sua equipe percorrerão também é inédito, após passar por dez Secretarias Regionais – e 85 municípios -, contabilizando um público de quase 100 mil espectadores na primeira e segunda edição do projeto, realizados em 2005/2006 e 2007, chega a vez de outras regiões receberem a Maratona. A SDR Itajaí será a primeira a receber as projeções dessa nova etapa da tela itinerante, a partir de sexta-feira (16). A Maratona percorrerá nove cidades desta regional – Balneário Piçarras (16/5), Penha (19/5), Itajaí (20/5), Navegantes (21/5), Balneário Camboriú (26/5), Camboriú (27/5), Itapema (28/5), Porto Belo (29/5) e Bombinhas (30/5). O cronograma e itinerário podem ser acompanhados na tabela abaixo.
O objetivo e essência da Maratona do Cinema foram explicados por Nágela Fádel, durante o lançamento. “Levar o cinema itinerante e gratuito para as regiões mais remotas do Estado e possibilitar que àqueles que nunca tiveram contato com a grande tela possam sentir também a emoção da sétima arte”, destacou. Para o secretário Gilmar Knaesel a Maratona é reflexo da política proposta pelo governo. “Este projeto representa o que o atual governo propõe, descentralizar e democratizar as diferentes áreas, a cultura é uma delas, muito bem representada pela Maratona do Cinema”, explicou.
O evento contou com a participação do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, representando a presidente da FCC – Fundação Catarinense de Cultura, Anita Pires, estava Denise Thomasi, administradora do MIS – Museu da Imagem e do Som, e Nágela Maria Fádel, idealizadora do projeto, entre produtores culturais e imprensa.
A Maratona do Cinema é um projeto da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, realizado em parceria com a FCC – Fundação Catarinense de Cultura, MIS – Museu da Imagem e do Som, AAMISC – Associação dos Amigos do Museu da Imagem e do Som – e Cinemateca.
Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte
(Governo do Estado de SC, 13/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Claudia Freire disse:

    Adorei seu post!
    Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: http://www.meus3desejos.com.br e http://www.videoflix.com.br.
    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *