Governo do Estado e UFSC devem ampliar parceria técnica e convênios
23/05/2008
Consumo de luxo na Capital
23/05/2008

Ironman Brasil acontece neste domingo em Florianópolis

A oitava edição do Ironman Brasil será realizada neste domingo, dia 25, em Jurerê Internacional, em Florianópolis. A partir das 7h, 1.250 triatletas de 43 países enfrentarão os 3,9 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida em busca de uma das 50 vagas para a final do Mundial Ironman, no Havaí. Os profissionais ainda brigarão pela premiação de 50 mil dólares oferecidos pela única seletiva da América Latina e principal disputa do gênero feita no Brasil.
Entre os homens, o triatlo nacional contará com atletas experientes na briga pela vitória. Alexandre Ribeiro está de volta ao Ironman Brasil. Especialista em longas distâncias, o paranaense radicado no Rio de Janeiro participou da prova na primeira edição feira em Florianópolis, em 2001, terminando como o melhor atleta brasileiro na nona posição. Dois anos mais tarde ele retornou, repetindo a classificação e mostrando sua força em disputas do gênero. Sua presença garante mais chance do país lutar pelo primeiro lugar. Vice-campeão do Ultraman em 2007, ele quer uma das vagas para o Havaí.
Destaque também para Ivan Albano, quinto colocado em 2005 e oitavo no ano passado, e Frederico Monteiro, nono em 2005. Ambos possuem grande experiência e estão acostumados a lutar pelas primeiras posições. Uma novidade deste ano na Elite masculino é a presença do triatleta Virgílio de Castilho, medalha de bronze no Pan de Santo Domingo (2003), que vai fazer sua estréia na prova.
No feminino, além da bicampeã Fernanda Keller, o país ainda terá a atleta olímpica Carla Moreno e Rita Correia, que esteve entre as top tem nas últimas sete edições da prova. Carla disputa seu segundo Ironman Brasil, sendo que a estréia aconteceu em 2005, quando ele obteve o incrível 10º lugar, com o tempo de 10h54min25seg. Depois de deixar de lado a briga por uma vaga em Pequim, no triatlo olímpico, ela fez uma preparação específica para a disputa d domingo.
“Recebi o convite em abril e meus técnicos acharam viável. Aceitei o desafio e acho que estou bem preparada para fazer força por um longo dia. Quero melhorar meu tempo”, afirma a paulista radicada em Santos, que este na venceu duas etapas do Troféu Brasil e foi tricampeã do Internacional de Santos e pentacampeã do Sesc Caiobá.
Já Rita Correia tem se destacado justamente no Ironman Brasil. A triatleta carioca vem conseguindo desempenhos positivos desde 2002, garantindo sempre um lugar entre as dez mais bem colocadas. Seu melhor resultado aconteceu em 2004, quando terminou em sexto lugar, que se soma a um oitavo (05), um nono (02) e três décimos (03, 06 e 07).
Programação
A programação oficial será toda no Clube Doze de Agosto. A primeira ação será já no dia 21, com a abertura da Expo Ironman, espaço destinado a empresas ligadas ao segmento. Outro destaque da programação é o tradicional jantar de massas, programado para o dia 23. Ainda no dia 23, por volta das 11h30, acontecerá a entrevista coletiva com os destaques da disputa deste ano. No dia 25, a movimentação começará às 4h30, com a pintura dos atletas, entrega de sacolas do Special Needs (ciclismo e corrida) e acesso à área de transição. Às 7 horas será dada a largada para profissionais e amadores, com chegada do primeiro no masculino prevista para as 15h30. A prova será encerrada à meia-noite. No dia seguinte, 26, acontecerá a confirmação das vagas, às 9 horas, ficando para o meio-dia a cerimônia de premiação e almoço.
O Ironman Brasil 2008 é uma realização da Latin Sports, com co-patrocínio de Brasil Telecom e Track&Field e HSBC, apoio de Gatorade, PowerBar, Nutrella, Trisport, Fetrisc, Fundesporte, Governo de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis e Associação Brasileira de Esportes Endurance.
(acontecendoaqui, 21/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *