Energia solar no Brasil
12/05/2008
O ICMS Ecológico
12/05/2008

Inaugurado transporte marítimo Joinville-São Francisco

O governador Luiz Henrique participou neste sábado (10/05) da retomada da navegação no rio Cachoeira, que corta o maior município do Estado, Joinville. Na ocasião, foi inaugurado o Terminal Hidroviário e deu-se início à navegação de uma embarcação com capacidade de 20 passageiros, Jetvan, que fará em conjunto com o Jetbus (84 lugares) o transporte aquaviário, neste primeiro estágio, entre os municípios de Joinville e São Francisco, no Litoral Norte do Estado. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 98.870,56 para a construção do terminal e R$ 260 mil para a dragagem e desassoreamento do rio Cachoeira.
Nesta primeira fase do projeto, o Jetvan, embarcação com capacidade de 20 passageiros, fará viagens de fretamento até a implantação da sinalização necessária ente Joinville e São Francisco do Sul. Depois de implementado o balizamento, fará então o transporte regular de passageiros entre as cidades.
Através do Jetbus e do Jetvan, o Norte catarinense ganha mais um novo meio de transporte, sendo uma ferramenta também de entretenimento e lazer, além de gerar novos empregos e empreendimentos. Em junho, serão iniciadas as operações de transporte regular de passageiros pelo Rio Cachoeira com a chegada do Jetbus.
Recentemente, o Rio Cachoeira voltou a ser navegado por uma embarcação de grande porte após três décadas. O catamarã Bella Catarina fez uma viagem-teste no Cachoeira, passando pela baía Babitonga até São Francisco do Sul. O passeio comprovou a navegabilidade do trecho do rio que passou por obras de desassoreamento no final de 2007 para viabilizar o projeto do transporte aquático.
Rio Cachoeira – O rio Cachoeira atravessa o centro a cidade, deságua na Lagoa do Saguaçú que liga à Baía Babitonga. Ao longo de seus 14 quilômetros de extensão, recebe diversos afluentes, entre eles os rios Morro Alto, Mathias, Jaquarão, Bucarein, Bom Retiro e o Boa Vista. A sua bacia hidrográfica ocupa uma região relativamente plana; sua nascente encontra-se a 40 metros acima do nível do mar.
Foi a sua margem esquerda do Rio Cachoeira que, em 1851, desembarcaram imigrantes suíços, alemães, noruegueses e outros, iniciando a colonização e a fundação da maior cidade de Santa Catarina.
Características do Jetvan:
– tempo de viagem entre os municípios de Joinville a São Francisco do Sul: 45 minutos;
– tamanho do barco: 10,4 metros;
– lugares disponíveis e equipamentos disponíveis: 20 assentos, Ar condicionado, TV, banheiro, GPS, som ambiente e todos os equipamentos de segurança;
– tamanho de calado necessário para navegar: 0,60m.
(Governo do Estado de SC, 10/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *