Governo do Estado traz Coleção Gilberto Chateaubriand para o Museu de Arte de Santa Catarina
07/05/2008
MMA abre III Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília
08/05/2008

II Seminário Internacional de Turismo Sustentável será realizado no Ceará

Entre os dias 12 e 15 de maio de 2008, será realizado, no Condomínio Espiritual Uirapuru (Ceu) em Fortaleza, Ceará (região Nordeste do país), o II Seminário Internacional de Turismo Sustentável (SITS). A iniciativa dá continuidade ao processo de construção de um novo modelo de turismo iniciado em 2003, quando ocorreu o I SITS, também em Fortaleza.
O objetivo é afirmar o turismo comunitário como estratégia de valorizar a cultura das populações tradicionais, preservar o meio ambiente e estimular a economia solidária; dar visibilidade ao debate acerca dos impactos do turismo convencional; e promover o intercâmbio e articulação em rede de experiências de turismo desenvolvidas a partir das perspectivas de turismo comunitário, solidário e sustentável.
Nesse sentido, a programação será composta de painéis, espaços autogestionados, mostra de vídeos e de trabalhos científicos e apresentações culturais. Com essa programação, busca-se contribuir para a construção teórico-metodológica de um modelo de turismo que rompa com a lógica dominante do turismo convencional e construa uma perspectiva voltada à melhoria da qualidade de vida da comunidade receptora.
As discussões serão norteadas por cinco eixos temáticos: “Mercado, trocas solidárias e Marketing”, “Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável”, “Turismo Comunitário Solidário de Base Local”, “Turismo e Impactos Sócioambientais” e “Turismo em Unidades de Conservação”.
Participarão cerca de 500 pessoas, representantes do Brasil e do exterior, dentre ONGs, movimentos sociais, comunidades, organizadores de viagens, operadores de comércio justo, organizações ambientais etc. Até o momento, estão confirmados participantes de 16 estados brasileiros e 12 países. Entre os palestrantes, estarão Cox Aranibar, Vice-Ministro de Turismo da Bolívia; Diogo Joel De Marco, representante do Ministério do Turismo brasileiro; Harold Ramos, presidente da Rede Nicaragüense de Turismo Rural; e Christine Plüess, da AKTE – Suíça (Grupo de trabalho de turismo e desenvolvimento).
O SITS contará ainda com o Salão de Turismo Comunitário da América Latina, composto por mostras de diferentes destinos de turismo comunitário no mundo. A atividade será realizada no dia 14 de maio, na praça João Gentil, próxima à reitoria da Universidade Federal do Ceará.
O evento é uma realização do Instituto Terramar e do Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará, com apoio institucional da ICCO, EED, Fundação Amigos da Prainha do Canto Verde-Suíça, Fundação Suíça para a Solidariedade no Turismo e INTERVITA.
Serviço
II Seminário Internacional de Turismo Sustentável
Data: 12 a 15 de maio de 2008
Local: Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU. Av. Alberto Craveiro, 2222, Castelão.
Contatos: Instituto Terramar 55.85.32262476/ 55.85.32264154
(Adital, 07/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *