Piano em dose dupla na Capital
07/05/2008
Projeto retorna com show de Valdir Agostinho e Banda
07/05/2008

Governador pretende entregar ponte Hercílio Luz no mesmo período do metrô de superfície

O governador Luiz Henrique, acompanhado do vice-governador Leonel Pavan e secretários de Estado, reuniu-se nesta terça-feira (6/5) com o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, e assessores para discutir os passos necessários para que a implantação do metrô de superfície seja feita a tempo de coincidir com o final das obras de recuperação da ponte Hercílio Luz, previsto para julho de 2010.
“O trânsito de Florianópolis e da região metropolitana não tem solução sem a implantação de um sistema de transporte de massa eficiente. Estamos conscientes que podemos, queremos e vamos implantar o metrô de superfície”, assegurou o governador Luiz Henrique aos presentes. “É preciso criar uma vontade e tomar as decisões necessárias para obtermos este objetivo. Trata-se de uma nova noção de transporte público, não se trata de apenas substituir ônibus por vagões”, explicou.
O presidente do Departamento Estadual de Infra-estrutura (Deinfra), engenheiro Romualdo França, expôs aos presentes o estágio atual das obras de recuperação da ponte Hercílio Luz, afirmando que no dia 13 de maio deve ser lançado o edital para a segunda etapa, que deverá ser executada até julho de 2010. “Estamos satisfeitos com o ritmo obtido e absolutamente confiantes na viabilidade e na segurança do projeto. Se for mantido o fluxo de recursos – sobre isso não temos dúvidas – a ponte estará recuperada e em plenas condições de ser reintegrada ao sistema de transporte da região, desta vez como suporte essencial ao metrô de superfície”, disse.
O metrô de superfície utilizará a ponte Hercílio Luz, deixando espaço para pedestres e ciclistas e se integrará aos sistemas de ônibus da Ilha e do Continente. O primeiro trecho, de cerca de oito quilômetros, deverá unir Barreiros ao centro de Florianópolis e não vai exigir obras extras na ponte, que em seu projeto original previa um corredor ferroviário. “Naturalmente, temos que coordenar os outros meios de transporte, teremos as estações, os bolsões de estacionamento, mas tudo está sendo planejado e os contatos com a Prefeitura e o Ipuf, que são essenciais, estão mantidos e em pleno andamento”, disse Romualdo França.
O prefeito Dário Berger manifestou-se integralmente de acordo com o projeto, garantindo a participação da prefeitura e seus órgãos executivos na tarefa de dotar a Capital de um novo sistema de transportes que se transformará, inclusive, em uma nova atração turística. Berger também sugeriu uma rota de aproveitamento da atual estrutura viária, sem que isso suprima o espaço rodoviário essencial.
Os passos seguintes incluem uma exposição do projeto para a Câmara de Vereadores e uma audiência pública, além da apresentação do mesmo às várias categorias de profissionais e à população. Entre os presentes estavam o secretário regional da Grande Florianópolis, Valter Galina; o secretário da Administração, Marcos Gavazzoni; o procurador-geral do Estado, Sadi Lima; o secretário do Planejamento, Altair Guidi; o presidente da SC parcerias, Alaor Tissot; o secretário de Transportes de Florianópolis, Juvencilho João de Souto; o presidente do Ipuf, Ildo Rosa, vereadores e técnicos das áreas de transportes urbano de Florianópolis.
Secretaria de Estado de Comunicação
(Governo do estado de SC, 06/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Valéria disse:

    Seria algo maravilhoso para nossa cidade.
    E isso tem vários motivos, como:
    Florianópolis seria uma cidade mais moderna; o trânsito iria dar uma aliviada em, relação ao que é atualmente;
    seria um bom fator para o turismo, etc.
    Iria ser o início de uma nova era florianopolitana.
    Ainda mais agora que nossa capital deseja sediar os jogos da Copa 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *