Prioridades para o Maciço Morro da Cruz
08/05/2008
Indústrias de Santa Catarina devem ampliar investimentos em inovação
09/05/2008

A escassez de oferta de alimentos, a alta dos preços e o uso das áreas produtivas para plantações destinadas aos biocombustíveis são assuntos que ocupam o noticiário mundial.
Para discutir a situação mundial e encontrar alternativas para evitar problemas futuros, as Comissões de Economia, Minas e Energia e de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de SC, a UFSC e movimentos sociais decidiram promover o Sustentar 2008 – Fórum sobre Energias Renováveis e Consumo Responsável.
O deputado estadual Pedro Uczai (PT), idealizador do encontro que acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, acredita ser esse o momento ideal para o debate.
– O mundo discute a geração de alimentos e os biocombustíveis. Até a candidata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, falou sobre o tema e citou o Brasil como exemplo – disse.
Para deputado, SC deve virar modelo mundial
Entre os painéis nos quais serão discutidos assuntos como Marco Regulatório e Financiamento em Energias Renováveis, o mais esperado é de Agroenergia X Produção de Alimentos.
– Como aliar a produção de energia renovável à de alimentos? Colocaremos opiniões divergentes frente a frente – disse o deputado.
Uczai sustenta que Santa Catarina deve virar modelo mundial de resposta ambiental, econômica e social. Para isso, as pequenas propriedades produziriam energia e alimentos e se tornariam auto-sustentáveis.
– Uma cooperativa com 50 agricultores, por exemplo, poderia produzir o etanol necessário para o consumo próprio. Além disso, cada cidade seria responsável pelo seu consumo, instalando a energia solar ou eólica – apontou Uczai.
Saiba mais
O Sustentar 2008 – Fórum sobre Energias Renováveis e Consumo Responsável será realizado nos dias 26 e 27 de maio no Auditório Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis;
A inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo site www.al.sc.gov.br;
Está prevista a participarão no fórum, entre outros, do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, do coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, de pesquisadores brasileiros e de representantes de empresas alemãs (Biogás Nord e Peters Ökofisch GmbH + Co. KG.)
(DC, 07/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *