Até sexta, museu Victor Meirelles realiza oficinas e visitas orientadas
12/05/2008
Programa Brasileiro calcula emissão de gases nas empresas
13/05/2008

Exposição “O Mundo Mágico do Circo” no CIC

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abre nesta segunda-feira, dia 12, às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC), em Florianópolis, a exposição “O Mundo Mágico do Circo”. Formada por fotografias de Márcio Henrique Martins, desenhos de Hassis e vídeos de Ronaldo dos Anjos, a mostra escolheu o circo para abordar o tema “A imagem e a relação com a sociedade”.

As fotografias de Martins foram há poucas semanas, em duas cidades catarinenses que estavam sendo visitadas por circos de pequeno porte: Gaspar, onde estava o Circo Di Tari, e Guabiruba , no Circo Irmãos D’ Jully. “São circos realmente pequenos, tocados apenas pela família. A mulher vende o bilhete, o marido recebe, a filha vende o algodão-doce enquanto o irmão troca de roupa para se apresentar, pouco antes do pai fazer o mesmo”, conta o fotógrafo.

Márcio viajou acompanhado do diretor de cinema Ronaldo do Anjos, que filmava enquanto o colega fotografava. O resultado foi a produção de um vídeo, que poderá ser visto na exposição, em uma televisão instalada na entrada do museu, com projeção contínua. Também será exibido outro vídeo de Ronaldo, “Viva o Circo”, filmado 1989, e que faz um panorama dos circos mambembes que percorriam Santa Catarina na época. Premiado, “Viva o Circo” venceu as categorias de melhor documentário e melhor direção no Festival Brasileiro de Vídeo Amador de Gravatal.

Para completar a mostra, serão exibidos desenhos do artista catarinense Hassis (1926-2001). Eles foram retirados do álbum “Respeitável Público…”, de 1982, cedido pela Fundação Hassis, e igualmente têm como temática o circo.

A exposição “O Mundo Mágico do Circo” é participante da 6ª Semana Nacional de Museus, que será realizada em todo o Brasil de 12 a 18 de maio. Com o tema “Museus como Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento”, a Semana busca promover uma interação dos museus com a comunidade local, por meio do papel que exerce a instituição museológica na conscientização do cidadão sobre sua história, seu passado, seus direitos e valores e suas diretrizes para o futuro.

SERVIÇO

O QUÊ: Exposição “O Mundo Mágico do Circo”
QUANDO: abertura 12 de maio (segunda-feira), às 19 horas. Visitação até 26 de maio, diariamente, das 13 às 22 horas. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone (48) 3953-2327.
ONDE: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis.
QUANTO: gratuito.

Informações

Ronaldo dos Anjos: (48) 3953-2325 / 9981-7361
Márcio Henrique Martins: (48) 3953-2325 / 9901-5570

(Deluana Buss, Fundação Catarinense de Cultura, 09/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *