Construção Civil e o meio ambiente
19/05/2008
Trade de turismo do Estado quer levar debate sobre edital do Hercílio Luz para Brasília
19/05/2008

Desastres naturais serão discutidos na Semana Estadual de Defesa Civil

A partir da próxima segunda-feira (19/05) assuntos como a prevenção, preparação, resposta e reconstrução dos desastres, ao exemplo de enxurradas, estiagens, ciclones, entre outros, serão temas de palestras em escolas públicas estaduais da Grande Florianópolis; visitas a comunidades vulneráveis; distribuição de cartilhas no Centro da Capital; e ato solene na Assembléia Legislativa (Alesc). As atividades fazem parte da programação da Semana
Estadual de Defesa Civil.
Na segunda-feira (19/5), às 17h30min, o governo do Estado e a Alesc lembram os 35 anos de criação da Defesa Civil, com homenagens, lançamento de programa, palestra e uma exposição fotográfica retratando os desastres em terra catarinense. O ato solene, proposto pelo deputado estadual Renato Hinnig, acontece no auditório Antonieta de Barros, com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira, do secretário Nacional de Defesa Civil, Roberto Costa Guimarães, secretários de Estado, parlamentares, prefeitos, entre outras autoridades e convidados.
Na oportunidade o governador fará a entrega da Medalha de Mérito de Defesa Civil Colombo Machado Salles, cujo nome é uma homenagem ao ex-governador que criou a Defesa Civil em Santa Catarina em 1973. Machado Salles, também confirmou presença no evento.
Foram convidados para receber a medalha o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que ser fará representar pelo secretário Nacional de Defesa Civil; os Comandantes Gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Elésio Rodrigues e Álvaro Maus; o secretário Nacional de Defesa Civil, Roberto Costa Guimarães; e o professor e estudioso de Defesa Civil, Antônio Felisberto Pinheiro.
Durante o ato também será apresentada pelo diretor do Dedc, Márcio Luiz Alves, a palestra História dos Desastres; e lançado oficialmente o projeto educativo Percepção de Risco, a descoberta de um Novo Olhar.
No mesmo dia, será aberta ao público a exposição fotográfica “35 anos de Defesa Civil, um retrato dos desastres”, com painéis fotográficos expondo eventos adversos de diferentes épocas.
O ato solene é aberto ao público e após a cerimônia os participantes serão convidados a participar de um coquetel comemorativo no local. “É uma oportunidade de difundir e incentivar a consciência dos catarinenses sobre os desastres, cada vez mais freqüentes no estado”, ressalta o secretário Justiça e Cidadania, Justino Pedroso.
Atividades nas escolas e comunidades – De segunda a quarta-feira (de 19 a 21 de maio), equipes do Departamento Estadual de Defesa Civil estarão com uma unidade móvel na alfândega, no Centro da Capital, distribuindo cartilhas educativas para a população.
Na terça-feira, comunidades vulneráveis da Grande Florianópolis serão visitadas por técnicos e funcionários do departamento, para conversar sobre os riscos de desastres, ações prevenção e minimização. Materiais informativos, também serão distribuidos.
Finalizando as atividades programadas para a Semana Estadual de Defesa Civil, alunos de escolas públicas estaduais da Grande Florianópolis participarão de palestras sobre o tema.
Fonte: Soledad Urrutia, Assessoria de Comunicação
(Paulo Alceu, 16/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *