Conferência aprova metas brasileiras de emissão de poluentes na atmosfera
12/05/2008
Água: Nosso Ouro Branco
12/05/2008

Carros coletivos poupam tempo, dinheiro e o ar que se respira

Um carro com vaga reservada em vários pontos da cidade. Você não precisa abastecer,fazer revisão, emitir documentos e muito menos pagar IPVA. Usa quando precisa e divide com os demais cidadãos. Parece mentira? Não é. A idéia do car sharing, ou automóvel compartilhado, surgiu nos anos 80 na Suíça e já é realidade em mais de 450 municípios mundo afora, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.
Na Itália, quem dirige um carro coletivo ainda tem uma regalia: pode circular nas pistas reservadas a ônibuse táxis. Em Roma, são 35 veículos disponíveis 24 horas por dia. Com um cartão magnético, o usuário retira o carro em uma vaga e deve devolvê-lo lá mesmo. O motorista ganha tempo, ajuda a diminuir a poluição e o tráfego e ainda economiza uma boa grana.
Segundo o Ministério da Infra-estrutura italiano, anualmente um cidadão gasta em torno de 6700 euros em despesas com veículos. Já o carro coletivo sai por uma anuidadede 100 euros mais 1,80 euro por hora de uso.
Seria uma boa também para o bolso dos brasileiros, que gastam, em média, 10,8% do salário com carros. Mas, enquanto o sistema não estaciona por aqui, que tal bolar um esquema de caronas com os colegas de trabalho? A cidade e o meio ambiente agradecem.
(Vida Simples, Maio de 2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *