Bandeira azul
29/05/2008
Restam 7,26% da Mata Atlântica, SC é o campeão de desmatamento
30/05/2008

31 de maio é o dia sem sacolas plásticas na Feira Ecológica de Porto Alegre

O próximo sábado (31/05) é um marco na campanha para reduzir o uso de plástico, promovida pela Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, na capital gaúcha. A proposta de não entregar as costumeiras sacolas plásticas para levar os produtos orgânicos da feira afeta diretamente todos os consumidores.
“Não sabemos exatamente o que irá acontecer” afirma Pedro José Lovatto, produtor e integrante da Comissão da FAE. Os freqüentadores da FAE têm sido avisados por meio de faixas, cartazes e panfletos. Muitos aprovaram a idéia, o que resultou em um aumento considerável no número de pessoas que passaram a trazer suas sacolas, dispensando as oferecidas pelas bancas.
Propostas
O produtor Juarez Antônio Felipi Pereira, que utiliza sacos de papel para embalar o arroz pesado na hora, está muito empolgado como dia sem sacolas plásticas. “Esse dia vai solucionar um grande problema. Todo o nosso processo de trabalho limpo, sem contaminar a Terra, é quebrado quando chegamos ao asfalto e usamos o plástico para que os nosso produtos possam ser transportados.”
Integrantes da ONG Ingá aderiram à idéia e estarão na feira para contribuir, esclarecendo dúvidas de consumidores e atendendo nas bancas das embalagens. Localizadas nas extremidades e no meio da quadra, estas bancas irão fornecer sacolas de pano, com variados preços, e também sacolas de plástico, vendidas a R$ 0,10.
Vender ou não sacolas de plástico foi uma pauta polêmica durante a Reunião Final, provocando uma acirrada discussão. “Precisamos do plástico, ainda, para vários usos nobres como a cobertura das bancas”, argumentou o produtor Vilson Stefanoski. “As pessoas precisam entender que o custo ambiental do plástico é muito alto, sendo um produto não renovável que pode levar vários séculos para ser decomposto”.
Como maneira de valorizar a tipicamente descartável sacolinha branca, optou-se por oferecê-la, cobrando por ela.
Histórico
Desde que a Cooperativa Coolméia criou a feira, têm sido desenvolvidas várias campanhas informativas sobre os malefícios do plástico. Ações mais pontuais aconteceram a partir de 2006, com a Campanha Menos Plástico Mais Saúde.
Em dezembro daquele ano, ganharam vale-compras os consumidores que mais trouxeram suas embalagens de casa, dispensando as sacolas plásticas fornecidas pelas bancas.
A mesma campanha foi repetida em 2007, nas férias de verão e de inverno. Além das quase 400 pessoas inscritas, o principal resultado foi dar o exemplo e criar o hábito de trazer as embalagens: “No início achávamos estranho ver algumas pessoas trazendo de casa sacolas para guardarem as compras. Depois, incentivadas pela campanha, passamos a trazer nossas sacolas”, comenta Míriam Beatriz Kafer, premiada nas três edições do vale-compras.
Depois das campanhas de conscientização, durante as comemorações do aniversário de 18 anos, foram lançadas as sacolas de algodão, visando substituir o plástico. Confeccionadas com algodão comum e vendidas a preço de custo, em menos de dois meses terminou a remessa de 750 sacolas.
Em março, chegaram à FAE novas sacolas, de algodão orgânico, com custo maior. Estas, com preços variados, ainda podem ser adquiridas nas bancas das embalagens, exclusivas para o dia 31.
A Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, acontece todos os sábados de manhã, das 07 às 13h, na primeira quadra da rua José Bonifácio, em Porto Alegre, RS.
(Cláudia Dreier, Eco Agência, 29/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *