Pesquisa revela que mais brasileiros têm acesso a coleta seletiva no País
25/04/2008
Proteção animal é tema em Audiência Pública
25/04/2008

Artigo de Juliana Cunha Caceres — bacharel em Naturologia Aplicada
(Jornal Agora, 25/04/08)
Venho por meio desta comentar algo que incomoda a maioria das pessoas preocupadas com o meio ambiente: as sacolas plásticas. Sacolas que utilizamos diariamente, sendo essas de variados tamanhos, modelos e logomarcas. Elas servem para empacotar absolutamente TUDO que compramos. Resultado: acumulamos centenas delas em pouco tempo.
Muitas vezes nem nos damos conta. Por exemplo: vamos à padaria, sendo que o pão já é colocado na sacolinha, mas, depois de pago o pão é colocado em outra sacola, pelo simples fato de carregarmos algo pela “alcinha”. Tem necessidade? Analisando por outro lado, vejo que a sacola pode até ser uma maneira de sermos bem atendidos. Quando digo para a funcionária da padaria em frente à minha casa “não precisa… moro aqui na frente.” Ela diz: “Capaz, não custa nada…” Fico envergonhada de gerar polêmica e aceito a atenção da moça.
Muitas vezes fazemos questão que coloquem nossas compras em DUAS sacolinhas, “pra não arrebentar”. Sim, eu também já fiquei furiosa com minhas compras caídas no meio do caminho, pensando que seria melhor trazer a sacola “retrô” do meu avô. Tem vezes que chegamos a colocar sacola dentro de sacola. E quem nunca comprou um objeto pequeno para uma sacola volumosa?
Há quem diga: “mas é bom pra colocar lixo”. Concordo. Não tenho nada contra elas, se forem utilizadas para algum fim, mas as vejo circulando pelo vento, como se estivessem nos mostrando o quanto elas são banais.
Sou da opinião de carregar compras nas antigas sacolas de feira, ou, como no meu caso: na mochila. Porém, existe um supermercado da cidade que exige mais uma vez o uso do plástico para colocar outras sacolas plásticas (prefiro aquela sessão de deixar o pacote na entrada do supermercado).
Para mim, a sacola plástica é uma praga. A maioria delas vai para o meio ambiente em escalas absurdas. Elas são responsáveis pelo entupimento das bocas de lobo, que conseqüentemente podem causar enchentes e, quando chegam ao oceano, podem causar mortes de baleias e tartarugas. Será que essa obsessão por materiais descartáveis vale a pena?

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Rafael disse:

    Concordo plenamente e ainda acho que os supermercados deveriam cobrar uma quantia a mais pela sacola plástica. Assim, o cliente paga pelo uso da sacola sentindo no bolso o que a natureza sente na pele.

  2. Silvio disse:

    Concordo plenamente que não devemos abusar das sacolas plásticas. Além disso, achei de grande irresponsabilidade na globo, no programa em que uma família é levada a trabalhar os seus desperdícios, uma consultora dizer que o cara não deveria ter trazido as compras em uma caixa de papelão, mas sim em sacolas plásticas, por causa da conveniência e praticidade, além de poder usar como lixo. Gente, se você usa sacolas plásticas de supermercado para lixo, ela irá pro lixão de lá o vento se encarrega de espalhar pelo meio ambiente. Pois o que acontece lá é que os pacotes acabam sendo abertos e o plástico fica solto por aí, afetando rios, mares, tudo o que você imaginar. O correto é juntar e dar um destino para uma recicladora. O que todo o mercado nacional deveria ser obrigado a ter pontos de coleta da sujeira que nos obrigam a levar pra casa e reciclar para que retornem ao mercado em outra forma. E não ficar com falsos moralismos e resultados, do tipo compre uma sacola “tal marca” para levar suas compras e ganhe “x” de desconto a cada “y” gastos e ajude a natureza!
    Eu ainda tenho muito mais para falar sobre o assunto, mas não dá pra esgotar. Quem sabe em outra hora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *