Latas de aço para embalar óleos de cozinha são mais saudáveis e protegem o meio ambiente, diz a Indústria do setor
07/04/2008
Efeitos do aquecimento global são diminuídos com energia solar
07/04/2008

Tetra Pak lança site com pontos de coleta seletiva e reciclagem

Se na hora de separar o lixo para a coleta seletiva, você nunca sabe muito bem o que fazer com as embalagens longa vida – compostas por papel, plástico e alumínio! – e acaba jogando-as fora junto com o lixo orgânico ou não reciclável por falta de opção melhor, agora não vai haver mais desculpas para fazer isso.
A Tetra Pak acaba de lançar o site Rota da Reciclagem, com suporte do Google Maps, que mostra quais são as cooperativas, os pontos de entrega voluntária e os pontos comerciais que recebem embalagens de leite, sucos e molho de tomate, por exemplo. O legal é que o site abrange o Brasil todo e, caso o usuário conheça mais algum lugar que receba esse material e o destine para reciclagem, ele pode ser incorporado ao mapa.
“Essa é uma forma de disseminar o conceito da coleta seletiva e aumentar o volume de material pós-consumo reciclado”, diz Fernando von Zuben, diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak. O Google Maps pode ser utilizado para a prestação de serviços à comunidade. “Entendemos que a Rota da Reciclagem é um serviço à população e ao meio ambiente”, comenta Patrícia Pflaeging, diretora de marketing do Google Brasil.
A ferramenta é bem fácil de usar:
– digite seu endereço no campo indicado;
– escolha o tipo de local para onde você deseja enviar suas embalagens: cooperativas, comércio e entrega voluntária;
– o buscador localiza o seu endereço no mapa ( e o sinaliza com um bonequinho azul) e marca todos os locais (do tipo que você escolheu) próximos do seu endereço;
– clique sobre os ícones listados no mapa para obter mais informações sobre cada lugar.
Agora é só deixar de preguiça e levar suas embalagens até lá!
Está em dúvida sobre qual local escolher? É simples:
– Entrega voluntária: em caso de lixo doméstico, que tem pouco volume, essa é a opção mais recomendada e tem a vantagem de existir em quase todas as cidades. Dali, o material é encaminhado para a reciclagem.
– Cooperativas: normalmente é onde os catadores integrantes deixam o material que recolhem e para onde vai o lixo da coleta seletiva municipal. Trata-se de uma iniciativa social que faz o beneficiamento das embalagens, posteriormente vendidas aos recicladores.
– Comércio: há empresas que compram embalagens em grande quantidade – muitas vezes das próprias cooperativas -, fazem o beneficiamento e vendem para as recicladoras.
Quer saber como se recicla uma embalagem com tantos elementos diferentes?
– Uma das opções é fazer a agitação das embalagens longa vida – com água e sem produtos químicos – nas fábricas de papel. Dessa forma, as fibras de papel se separam do restante e podem virar caixas de papelão, tubetes e material gráfico. A parte de plástico e alumínio vai para fábricas de processamento de plástico e se transforma em vassouras, cabos, lixeiras etc.
– A mistura plástico + alumínio também pode ser prensada a quente e se tornar uma chapa parecida com o compensado de madeira. A matéria prima é muito utilizada na construção civil e também para a confecção de pequenos objetos.
– Há ainda a possibilidade de se separar o alumínio do plástico em fornos de plasma, onde o material é aquecido a temperaturas bastante elevadas e sem oxigênio. O plástico vira parafina e o alumínio se derrete e pode ser usado na fabricação de novas embalagens longa vida. Essa tecnologia é nova e foi desenvolvida no Brasil.
Hoje, mais de 30 empresas reciclam a embalagem da Tetra Pak no país.
(Thays Prado, Planeta Sustentável, 05/04/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *