Projeto fosfato em Anitápolis: Lições de Cajati/SP
17/04/2008
Câmara realiza primeira Sessão Itinerante de 2008
17/04/2008

Técnicos holandeses apresentam alternativas para transporte cicloviário em Florianópolis

Técnicos da Prefeitura de Florianópolis e do governo da Holanda discutem alternativas para o planejamento urbano voltado ao uso da bicicleta. A experiência de construir um novo desenho urbano para a capital catarinense, valorizando o transporte sobre duas rodas, é um dos temas da Oficina de Projetos Cicloviários, que acontece até quinta-feira (17/04), das 8h30 às 12h, na sede da Acif.
O evento conta com a participação de consultores holandeses que integram o Bicycle Partnership Program – um programa voltado ao desenvolvimento sustentável das cidades. A Holanda é considerado o país das bicicletas, com mais de 15 milhões de unidades trafegando por ciclovias e trechos adaptados.
Na sexta-feira (18/04), às 9h30, os consultores holandeses participam do passeio ciclístico inaugural de mais um trecho da avenida Hercílio Luz. As obras desta etapa abrangeram a região situada entre a rua Hermann Blumenau e a avenida Mauro Ramos.

OFICINA

Amanhã (16/04), os participantes da Oficina de Projetos Cicloviários analisam o funcionamento das ruas Rui Barbosa e Frei Caneca, a partir de uma observação prévia feita pelos técnicos da Holanda. O trecho vem sendo objeto de estudo pelo Ipuf, que planeja transformar o local numa rota cicloviária, batizado de “Rota 43”. “Queremos oferecer uma alternativa de transporte para curtas distâncias, num local que é densamente ocupado por escolas e condomínios residenciais”, explica a arquiteta Vera Lúcia Gonçalves, do Ipuf.
Depois de conhecerem e discutirem o estudo de caso apresentado pelos técnicos de Florianópolis, os profissionais holandeses vão apresentar na oficina de quinta-feira (17/04) um projeto para viabilizar o que consideram uma rota inteligente ligando o bairro da Agronômica ao Centro.
(Prefeitura Municipal de Florianópolis, 15/04/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Andreia da Silva disse:

    Parece ótimo que finalmente estão buscando alternativas de meio de transporte para esta cidade. Em todo caso, sou uma moradora da Armação do Pântano do Sul, manezinha(com dez anos de vivência na Europa) e venho para a cidade quase todos os dias de bicicleta, e é necessário frisar, de que, as condições para se chegar até o meu trabalho não são nada favoravéis. O único trajeto ainda considerável bom é a via sul, apesar de várias falhas.
    Acredito que este projeto deva ser implementado nao somente para curtas distâncias, mas para as longas distâncias também. Sem contar, a falta de “inteligência dos que projetaram” o Tunel. Alí sim, era preciso ter uma faixa para ciclistas. Imagine quantas pessoas iriam adotar a bicleta para chegar até o centro da cidade.
    Esperamos que esses pequenos detalhes sejam levados em consideração na hora de se concretizar projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *