Vice-presidente dos EUA lança campanha de US$300 mi sobre mudança climática
02/04/2008
Sacolas plásticas: Supermercados do Paraná recebem multa de R$ 70 mil
02/04/2008

Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre os países na implantação dos planos nacionais para a Convenção da Diversidade Biológica (CDB) estão reunidos em Rio Branco, representantes de nove países da América do Sul.
O encontro de acordo com a secretária de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Maria Cecília, faz parte de um conjunto de eventos que vêm sendo realizados em todo o mundo como forma de reunir grupos para discussão das políticas ambientais desenvolvidas em prol da conservação da biodiversidade.
“A troca de experiências permite que cada país conheça o que está sendo feito nas demais localidades”, salienta a secretária.
Maria Cecília destaca ainda que a escolha do o Acre para ser sede do Workshop Sul- Americano de capacitação em estratégias nacionais de biodiversidade e sua implantação transversal tem um caráter simbólico pelas ações do Governo do Estado na área ambiental. Segundo ela nos últimos anos o Estado vem adotando um padrão de desenvolvimento diferenciado, utilizando os recursos naturais de forma sustentável. “Realizar o encontro no Acre demonstra o apoio do governo brasileiro às ações que vêm sendo construídas em busca do desenvolvimento sustentável”.
A CDB é um tratados internacionais resultantes da Conferência das Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992. Atualmente mais de 160 assinaram a Convenção em busca de objetivos comuns. Estão entre as principais metas da Convenção a conservação da diversidade biológica, a promoção do uso sustentável dos componentes da biodiversidade e a repartição justa e eqüitativa dos benefícios proporcionados pelo uso dos recursos genéticos.
Para o representante da CDB no encontro, David Cooper, a biodiversidade deve fazer parte das políticas de governo de todo o mundo e também da sociedade em geral. “Existe a necessidade de reunir esforços para atingir as metas propostas”, disse ele.
No Brasil a Comissão Nacional de Biodiversidade é responsável pela implantação da política de biodiversidade. O país já atingiu 40% das metas impostas pela CDB. Um dos aspectos destacados pela secretária do MMA foi a diminuição dos índices de desmatamento registrados nos últimos três anos. “Conseguimos isso através de ações focadas na prevenção e combate”, finalizou ela.
O evento é uma realização do Secretariado da CDB e Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Governo do Acre e prefeitura de Rio Branco.
Eufran Amaral, secretário de meio ambiente, destaca que vários projetos que estão sendo construídos no Acre visam a proteção da biodiversidade e do fortalecimento do setor produtivo. Segundo ele os programas estruturantes de governo têm como base uma política ambiental que coincide com os objetivos propostos pela CDB.
“Estamos construindo planos que podem modificar as ações do mundo inteiro. Além de buscar o uso diferenciado dos recursos”.

Como exemplo de projetos pilotos que têm foco da conservação da biodiversidade o Estado apresenta a elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico, a lei estadual de Florestas, a criação do Sistema Estadual de Áreas Naturais Protegidas, além da formação de professores e a implantação das fábricas de preservativos e de piso.
(Viviane Teixeira, Agência de Notícias do Acre, 31/03/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *