SP pode lucrar com sobras de árvores
17/04/2008
Técnicos holandeses apresentam alternativas para transporte cicloviário em Florianópolis
17/04/2008

Projeto fosfato em Anitápolis: Lições de Cajati/SP

Do Blog de Jorge Albuquerque (Mata Atlântica SC, 16/04/08)
O Governo de SC se esmera em ressaltar as vantagens econômicas que o Projeto Anitapolis trará ao Município de Anitapolis. Uma das principais vantagens estaria a oportunidade de novos empregos à população do município. Anitapolis é um dos municípios catarinenses mais pobres. A taxa de mortalidade infantil está em 25 mortes a cada 1000 nascimentos.
O índice considerado aceitável pela OMS e de 10. Isso indica que a taxa de mortalidade infantil em Anitapolis é mais de duas vezes o índice aceito pela Organização Mundial da Saúde. So para ter como um parâmetro de comparação, a taxa de mortalidade infantil em Florianópolis é de 8,8. Anitapolis vem passando por uma fase ruim já faz muitos anos. Diversas administrações municipais e estaduais, ao longo dos Anos, pouco fizeram para melhorar a cidade e a qualidade de vida de seus habitantes.
A jazida de fosfato no Rio Pinheiro foi um dos fatores que contribuiu para perdas sociais e aumentou o êxodo rural no município. A área ocupada pela jazida na Serra do Rio do Pinheiro foi comprada dos proprietários originais a um preço baixo. A jazida de fosfato está hoje nas mãos do grupo BUNGE/YARA. O Projeto Anitapolis seria a materialização de um desejo mais antigo da exploração da jazida de fosfato para suprir a crescente e interminável demanda de fertilizantes para a soja e outras monoculturas que estão, atualmente ocupando a Amazônia.
Considerando que os defensores e lobistas do Projeto Anitapolis alardeiam que irão contribuir ao desenvolvimento de Anitapolis, seria educativo ver se isso já aconteceu em outros projetos similares. Cajati é um município no litoral sul de São Paulo e abriga outra jazida de fosfata explorada pelo Grupo Bunge. A fosfateira em Cajati vem sendo explorada desde 1940. Tendo em vista que os proponentes do Projeto Anitapolis dizem que Anitapolis será outra cidade após o licenciamento para a exploração da jazida de fosfato no Rio do Pinheiro, seria pertinente saber ser Cajati progrediu com a exploração do fosfato.
Relatório publicado pelo SEADE (Fundação Sistema Estadual de Analise de Dados-SP) sobre o município de Cajati é bastante curioso. Caso a exploração do fosfato fosse tão vantajosa ao município, os dados sobre a população seriam diferentes dos que vemos no relatório. Segundo esse relatório:Cajati apresentou níveis baixos de riqueza, indicadores de escolaridade e longevidade insatisfatórios nas edições de 2000 e 2002 do IPRS. Nesse período houve redução no rendimento médio do emprego formal. O município permanece com níveis baixos de riqueza. O crescimento das taxas de mortalidade infantil e perinatal contrabalanceadas, em parte, pela diminuição da taxa de mortalidade de 15 a 39 anos, mantém o município nesta dimensão com indicadores insatisfatórios.
O rendimento médio pelo responsável familiar é de R$460,00. O quadro apresentado acima não justifica todo o entusiasmo dos defensores do Projeto Anitapolis. Caso a fosfateira fosse tão vantajosa ao município, os salários seriam melhores e Cajati estaria entre os municípios mais atraentes em São Paulo. O quadro apresentado acima sugere que a fosfeira estaria sim trazendo vantagens econômicas, mas não aos moradores de Cajati. Igualmente, o empreendimento não justificou o dano ambiental causado na Mata Atlantica local.
Como já disse anteriormente, é preemente a necessidade de esclarecimentos à população de Anitapolis e municípios vizinhos sobre o Projeto Anitapolis. Esclarecimentos sobre quem teria as alardeadas vantagens: os moradores de Anitapolis, ou a elite proprietária da jazida de fosfato? Quais os riscos que a operação de uma jazida de fosfato apresentaria aos moradores de Anitapolis e municípios vizinhos?

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

6 Comentários

  1. José Emiliano Rebelo Neto disse:

    Exatamente, sobre a área onde se encontra localizada a jazida que será explorada, existem mais de 27 cachoeiras e centenas de nascentes de água que alimentam os principais cursos d´água natural que abastecem os grandes centros urbanos da região. Outro fator determinante, são os remanescentes de auracária (espécie listada pelo IBAMA como em extinção) que vem sendo preservadas pelas atividades de ecoturismo de contemplação e conservação natural. O agricultor não pode derrubar uma árvore que será enquadrado em crime ambiental, mas o projeto irá desmatar e destruir em cadeia ecológica com licenciamento ambiental concedido pelo governo estadual, leia-se FATMA.

  2. Waldemar Stuepp disse:

    Gostaria de deixar claro, que realmente é um projeto que deve ser bem mais esclarecido. Mas tambem preciso saber de onde voce pegou o índice de mortalidade infantil que esta em seu comentário. É um absurdo dizer que Anitápolis tem este índice divulgado. Acho que voce precisa saber mais sobre este município. Quero também dizer que a Ana Maria que voce conhece bem, foi uma exelente Secretária de saúde deste município por um bom tempo, e pode informar a verdadeira realidade sobre este assunto. Fico Triste pois também fui Secretário da Saude por tres anos e nunca morreu uma criança se quer. Nós não merecemos isto. Obrigado

  3. ambientalista disse:

    Vai sim gerar emprego, a mão-de-obra pesada, os empregos de engenheiros entre outros ficará por pessoal de fora… é impressionante como tem pessoas que concordam em ver o assassinato do municipio e fica quieto… Claro que vai benefiar o bolso de muita gente, que esquece que sua geração fará parte de um Anitapolis arruinado e destruido pela poluiçao…

  4. Leodete disse:

    Acho que poderia fazer uma correção na
    materia acima, Anitápolis pode ser uma
    cidade pequena, mas não a mais pobre, não
    temos favela nem pedintes na rua, e tambem
    sobre a mortalidade infantil, não sei onde
    estas crianças estão sendo enterradas, lá
    não é rsrsrr
    Os que estão a favor já não gostam do Jorge, se lerem isso vão gostar bem menos…

  5. Elidriana sabria dantas smith disse:

    Muiito tristee

  6. Tem gente grande ganhando alguma coisa para aprovar o projeto.abra o olho ,tem campanha política ano que vem. ou eu estou errado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *