Desmatamento evitado pode receber crédito de carbono
17/04/2008
País desperdiça água suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas ao ano
17/04/2008

Programa ambiental de apoio aos municípios é apresentado a prefeitos em Brasília

O Programa Nacional de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (Progam) foi apresentado, nesta quarta-feira (16/04), durante o painel Financiamento da Gestão Ambiental, na Marcha dos Prefeitos, em Brasília. O programa ainda está em fase de conclusão e deve começar a ser implementado em janeiro de 2009, após as eleições municipais.
Segundo Paulo Sérgio Muçouçah, diretor do Departamento de Coordenação do Sisnama do Ministério do Meio Ambiente, a proposta do programa é criar ou fortalecer os sistemas municipais de meio ambiente. Para ele, não basta apenas ter uma estrutura, é preciso que os municípios consolidem legislações, sistemas de dados ambientais, tenham instrumentos de financiamento estável e mecanismos de participação e controle social.
Ele disse ainda que o programa, com seu escopo finalizado, deve ser apresentado em novembro durante o Encontro Nacional dos Prefeitos Eleitos. “Na fase em que estamos agora, a expectativa é que os municípios digam o que mais precisam para estruturar os seus sistemas. Assim, com essas contribuições, devemos fechar um modelo de segmentação dos municípios por nível de atuação e temáticas garantindo a maior efetividade do Progam”, disse Paulo Sérgio. Ele adiantou ainda que o programa deve ser incluído, até agosto, no Plano Plurianual (PPA 2008-2011), o que garantirá recursos específicos para a sua administração.
Durante o painel, Paulo Sérgio também falou aos prefeitos sobre as principais ações do MMA voltadas para os municípios como o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais, o Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas e a Agenda 21 Local.
Participaram do encontro, entre outros, o diretor do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Elias de Paula Araújo, que fez uma apresentação sobre os fundos e a Rede Brasileira de Fundos Socioambientais; o prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini, que abordou o financiamento federal para a gestão municipal; e o prefeito de Itu, Athos Avelino Pereira, que apresentou uma proposta de arborização urbana bem-sucedida naquele município.
Fonte: MMA
(Ambiente Brasil, 17/04/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *