Maiores operadores de turismo dos EUA conhecem potencial catarinense
07/04/2008
Evento coloca em debate as vantagens e os desafios dos municípios digitais
07/04/2008

No último sábado (05/04), a areia da Praia Mole, em Florianópolis, não abrigou apenas banhistas. Dezenas de pessoas vestidas com camisas do programa Bandeira Azul circularam por lá. Era o lançamento do projeto que pretende incluir a primeira praia brasileira na lista internacional do certificado de qualidade ambiental.
O programa, chamado no exterior de Blue Flag, é uma certificação da Foundation for Environmental Education concedido a praias e marinas que obedecem a critérios internacionais de qualidade ambiental.
No entanto, poucos freqüentadores da Praia Mole sabiam o significado do programa.
– Pelo que estamos vendo, parece que tem alguma coisa a ver com a preservação da praia – arriscou Rita Machado.
Ela observou as equipes recolhendo o microlixo da areia e colocando em garrafas plásticas. Ao todo, o grupo usou 50 garrafas de cinco litros para depositar restos de cigarros, plásticos, tampinhas, lacres e tudo o mais que passasse pelos três centímetros de diâmetro do bocal do recipiente.
– Esse lixo é mais complicado de ser retirado, por isso focamos nele – explicou o coordenador da Associação Verde Futuro, Bira Schauffert.
Trabalho deve contar com ajuda do poder público
Outras atividades também fizeram parte do primeiro dia de ação. Cerca de 40 voluntários consertaram as cercas de proteção da vegetação costeira e plantaram mudas de vegetação nativa.
– Temos que nos adequar a 29 itens. Entre eles estão preservação ambiental e segurança – explicou Schauffert.
Para ele, o trabalho dos voluntários precisa do suporte e engajamento do poder público. A prefeitura já recebeu a proposta oficialmente e se comprometeu com o programa.
– Sabemos que muitos turistas estrangeiros procuram lugares que tenham o certificado do programa Bandeira Azul para passarem suas férias. A longo prazo, significa melhora na qualidade do turismo – avaliou Schauffert.
(Tatyana Azevedo, DC, 07/04/08)

Projeto vai cuidar da Praia Mole

Será realizado hoje (05/04), na Praia Mole, na Capital, o lançamento do Programa Bandeira Azul. O objetivo é reunir os freqüentadores do local e toda a comunidade em torno de ações ambientais, esportivas e culturais.
Haverá plantio de 200 mudas de espécies nativas, coleta de lixo, colocação de placas destinadas à educação ambiental e à delimitação de áreas protegidas, reparo de cercas protetoras de vegetação, feira ambiental, campeonato de surfe, demonstração de frescobol, apresentação de grupo de capoeira, informações de sítios arqueológicos e show com artistas locais.
A programação vai das 10h às 18h. Durante as atividades, ao longo do dia, ocorrerão as apresentações musicais com as bandas Dazaranha, John Bala Jones e Tribo Potiguar. O Bandeira Azul é um certificado de qualidade ambiental internacional concedido às praias e às marinas que obedecem a uma série de critérios de educação ambiental, informações, segurança, qualidade da água e do meio ambiental costeiro. Atualmente, há 2.444 praias e 632 marinas certificadas espalhadas pelo mundo, especialmente na Europa.
O Bandeira Azul é uma novidade no Brasil. No final de 2006, surgiram as primeiras praias candidatas ao Certificado, dentre as quais as praias Mole, Santinho e Jurerê.
(DC, 05/04/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *