Câmara realiza primeira Sessão Itinerante de 2008
17/04/2008
Aquecedores solares economizaram em 2007 energia suficiente para abastecer 350 mil domicílios no Brasil
18/04/2008

Anita Pires assume Fundação Catarinense de Cultura

O Governador Luiz Henrique da Silveira, entre outras autotidades, prestigiou a posse de Anita PiresEm uma cerimônia concorrida, que lotou a sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, a educadora e empresária Anita Pires foi empossada nesta terça-feira como nova presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O evento registrou a presença de dezenas de autoridades e representantes da classe artística, além de familiares, colegas de trabalho e amigos de Anita, que assinou o documento de posse ao lado do Governador Luiz Henrique da Silveira.
Anita Pires discursa no auditorio lotado do CICEm seu discurso, Anita homenageou Elisabete Anderle, lembrando o espírito democrático de sua antecessora na presidência da entidade. Em seguida, afirmou que um de seus focos de trabalho será o investimento no turismo cultural. Lembrou que Santa Catarina é um estado empreendedor, inovador, com uma grande diversidade cultural, e que foi eleito como melhor destino turístico do Brasil. “A cultura de cada local é uma das principais razões para as pessoas viajarem, e uma das políticas do Ministério de Turismo é investir no turismo cultural”, lembrou Anita, cuja filha, Jeanine Pires, é a atual presidente da Embratur.
A nova presidente da FCC  trabalhara em conjunto com o Governo do EstadoA nova presidente da FCC afirmou ainda que a cultura de Santa Catarina deve ser trabalhada em sua amplitude, e anunciou que, conforme preconiza o trabalho de descentralização promovido pelo Governo do Estado, promoverá oito fóruns regionais de cultura, em diferentes regiões do Estado, que auxiliarão na formatação da política cultural. Anita reforçou também que estimulará a busca de parcerias com a iniciativa privada, que poderá colaborar inclusive com a revitalização de espaços culturais.
Em seguida, o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), lembrou que o Estado vem aprimorando os investimentos na área cultural, e citou a realização de grandes eventos, como a exposição da tela “Primeira Missa no Brasil”, de Victor Meirelles, atualmente no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc). “Uma das nossas metas agora é investir no resgate do nosso patrimônio histórico”, disse.
Luiz Henrique da Silveira enfatiza que apoia e confia na gestao de Anita PiresEncerrando a cerimônia, o Governador Luiz Henrique citou Anita como uma mulher lutadora, e lembrou que o espírito crítico, comum no setor cultural, estimula a criatividade. “”Ela saberá receber as críticas como parte da riqueza do processo cultural. Mais do que a guerreira que ela sempre foi na política, tenho certeza de que ela saberá ser uma grande gestora da área cultural””, completou.
Currículo
Presidente da ONG FloripAmanhã desde 2006, a empresária Anita Pires é educadora e assistente social, com especialização em Políticas Sociais na França. Entre 1985 e 1988 assumiu a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, e em 1986 foi eleita suplente de Deputado Federal.
De 1988 a 1989 foi secretária adjunta de Planejamento do Estado de Santa Catarina, e coordenou o Projeto de Desenvolvimento Sócio Econômico de Santa Catarina. De 1990 a 1993 iniciou suas relações com a Itália em missões culturais e empresariais. Em 1994 fundou e coordenou o Fórum Permanente de Planejamento Turístico de Florianópolis. Pouco depois, em 1996, fundou e coordenou o Fórum Catarinense de Desenvolvimento Regional.
Em 1997, fundou a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais da Região Metropolitana de Florianópolis, e de 1997 a 1998 coordenou os projetos do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Área da Bacia do Uruguai, juntamente com o Ministério do Planejamento, governos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, prefeituras e universidades; e o Plano de Desenvolvimento da Bacia do Iguaçu, através dos governos de Santa Catarina e Paraná, Ministério do Planejamento e prefeituras.
De 2002 a 2006 foi secretária adjunta da Secretaria de Estado do Planejamento, e diretora nacional do Projeto Meu Lugar, uma parceira do Governo do Estado de Santa Catarina e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Em 2004 foi eleita presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC/SC), e em 2006 da ONG FloripAmanhã. Em 2007, coordenou o Grupo de Trabalho do trade turístico de Santa Catarina, e foi eleita diretora de capacitação, pesquisa e serviços da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Nacional).
(Deluana Buss, Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura, 15/04/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *