MMA quer pressa na aprovação de lei sobre o pagamento por serviços ambientais
04/04/2008
Conheça Praia Mole, um dos points de Santa Catarina
04/04/2008

Preocupados com o meio ambiente, os pós- graduandos em Gestão Ambiental da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Gustavo Lopes Casado e de Eco-turismo da Universidade de Minas Gerais, Henrique Medeiros Tenório, ambos residindo em Alagoas e integrantes da NATYVA Consultoria Ambiental, visam implantar nos empreendimentos medidas voltadas para o desenvolvimento ecologicamente sustentável, socialmente justo e economicamente viável, priorizando pela melhoria da qualidade de vida e por um ambiente saudável para todos. Os dois, com esse objetivo, desenvolveram um projeto de sacolas de algodão, para reduzir os danos causados ao meio ambiente com o uso de sacolas de plástico.
O Sebrae foi o primeiro órgão federal em Alagoas a fazer uma encomenda de mil exemplares que serão vendidas na feira da Pajuçara. “Não vamos acabar com a utilização do plástico, mas estamos ajudando na preservação ambiental e graças a Deus nosso projeto vem dando certo”, declarou Gustavo Lopes. A prova disso, segundo ele, é que vários prefeitos têm mostrado interesse com relação à utilização das sacolas de Algodão, que são laváveis e reutilizáveis, não causando danos a meio ambiente.
Um trilhão poluindo o planeta
“O projeto visa reduzir os danos ao meio ambiente causados com o uso de sacolas plásticas fornecidas pelos estabelecimentos comerciais, pois o plástico é um material de difícil decomposição da natureza, levando mais de 100 anos para se decompor. O consumo mundial por ano chega a assustadora quantidade de 500 bilhões a um trilhão de sacos plásticos e a grande maioria vai parar nos lixos, poluindo nosso planeta. Já as ecológicas são reutilizáveis, resistentes, espaçosas, chiques e não contribuem para a poluição da natureza”, explicou Gustavo.
Segundo o pós-graduando em Eco-turismo, Henrique Medeiros, conscientizando a comunidade dos benefícios da adoção da sacola ecológica, além de reduzir o impacto ambiental, os empreendedores estariam reduzindo os custos de embalagem, concorrendo assim com a diminuição do preço dos produtos e conquistando mais clientes.
Para Henrique o produto não deve ser uma cortesia. A sacola tem que ser vendida para que o cliente possa dar valor a ela. “Se elas forem distribuídas gratuitamente, poderá gerar o acumulo de diversas sacolas sem uso nas residências dos clientes, ou serão utilizadas como pano de prato ou de chão”, supõe ele.
“Os clientes, ao adquirirem as sacolas ecológicas, criarão o hábito de leva-las sempre que for às compras, substituindo aos poucos as de plástico, criando assim uma consciência de responsabilidade ambiental. É livre a participação de empresas que apóiam projetos ambientais, visando o desenvolvimento sustentável”, encerra ele..
A NATYVA Consultoria Ambiental vem buscando apoio de empresas que tenham em seus conceitos a preservação do meio ambiente, ampliando assim o projeto, conseqüentemente reduzindo os custos e contribuindo mais com a natureza.
(Cícero Santana, Alagoas em Tempo Real, 03/04/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

5 Comentários

  1. DEBORA disse:

    Gostaria muito poder adquirir sacolas, para implantar em nossa regi’ao.

  2. Janine, da equipe do site disse:

    Não sabemos se a Natyva Consultoria Ambiental atua somente em Alagoas, ou se a empresa distribui as sacolas para outras regiões do Brasil. Segue os contatos da Natyva, caso você queira mais informações.
    Site: http://natyva.com.br/
    Link para compra de sacolas: http://natyva.com.br/htm/sacola_ecologica.htm
    Link para o contato dos consultores:
    – Gustavo Antonio Lopes Casado
    – Henrique Medeiros Tenório Ferreira
    Link: http://natyva.com.br/htm/consultores.htm
    No ano passado a FloripAmanhã distribuiu sacola de tecido para compras cedidas pela empresa RenauxView, de Brusque/SC. A empresa terceirizou a confecção lá mesmo no município. Entre em contato com o departamento de marketing da empresa para informar-se.
    E-mail: renauxview@renauxview.com.br.

  3. Olá pessoal, sou gustavo casado, diretor da natyva consultoria ambiental, informamos que através do site é possível encomendar as sacolas ecológicas com o fim de serem implantadas em suas cidades. Entre em contato conosco pelo e-mail contato@natyva.com.br para maiores informações
    Atenciosamente,
    Gustavo Casado

  4. Andreia Lemos disse:

    Olá, gostaria de saber se vocês poderiam fazer sacolas ecológicas personalizadas para uma feira que acontecerá dia 15 de outubro. Qual o valor da sacola?
    Gostaria de orçar 500 sacolas.

  5. Pollyana, da Ong FloripAmanhã disse:

    Olá Sra Andreia Lemos
    Primeiramente obrigada pela sua participação no site da Associação FloripAmanhã.
    Sobre seu questionamento, a FloripAmanhã não confecciona sacolas ecológicas. Mas, podemos indicar um fornecedor, o qual já fizemos inúmeros trabalhos nessa área.
    CONTATO:
    Empresa: Cooperativa Social de País, Amigos e Portadores de Deficiência – COEPAD
    Pessoa de contato: Sr Aldo
    Fone: 3222 8757
    Endereço: Rua Victor Konder, 321 – Centro
    Site: http://www.coepad.com.br
    Qualquer dúvida estamos a disposição.
    Att.
    Pollyana, da Ong FloripAmanhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *