Maratona de SC confirma pelotão de elite
02/04/2008
Começa hoje (02/04) o evento Abril com Livros, em Florianópolis
02/04/2008

7º Fórum Internacional de Esportes começa nesta quarta-feira em Florianópolis

A sétima edição do Fórum Internacional de Esportes começa nesta quarta-feira, dia 2 de abril e segue até o dia 05/04, no CentroSul, em Florianópolis. A abertura do evento marcada para às 19h, e terá como principal palestrante José Roberto Perillier, gerente geral do Departamento Técnico do Comitê Olímpico Brasileiro.
O dirigente do COB falará sobre a organização de Pequim e a participação do Brasil na Olimpíada 2008. Em seguida será realizada a abertura oficial da Feira Institucional pelas autoridades presentes e apresentações artísticas especiais.
O objetivo do evento é oportunizar aos participantes a discussão das mais recentes tendências da atualidade aplicadas a cada um dos temas, bem como chamar a atenção das autoridades, dos profissionais de Educação Física e comunidade em geral para as conseqüências à natureza, quando da realização de eventos esportivos e de lazer, bem como para as práticas voltadas para os esportes ligados ao meio ambiente.
As palestras
Dentro do cronograma do evento serão realizados outras quatro palestras para o grande público. Além de Perillier na abertura, a sétima edição do Fórum terá: No dia 03, Bebeto de Freitas com o tema As perspectivas do esporte brasileiro no cenário mundial. No dia 04, Manoel José Gomes Tubino falará sobre Esporte, atividade física e meio ambiente, e à noite o neozelandês Michel Boyes conversará sobre Esporte, Meio Ambiente e educação: perspectivas na Nova Zelândia e no mundo.
Os cursos
Serão oferecidos para os participantes 23 cursos, com enfoque em Educação Física escolar, esporte e atividade física, o esporte educacional, os aspectos legais na realização de eventos esportivos, o esporte adaptado, a elaboração de projetos esportivos, marketing esportivo, iniciação esportiva e esporte de rendimento.
Os eventos paralelos
Juntamente com o Fórum serão realizados mais 13 eventos culturais, científicos e capacitações.
No dia 02, será realizado o Encontro Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, no Florianópolis Palace Hotel, das 14 às 17h30, reunindo autoridades e gestores do setor.
O Congresso Científico do Fórum Internacional de Esportes acontecerá entre os dias 03 e 05 de abril, no CentroSul, com apresentações de trabalhos orais e de pôsteres selecionados por uma Comissão Científica formada por professores da UFSC, UDESC, UNISUL e um representante do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina.
No dia 03, a Associação de Profissionais de Educação Física de Santa Catarina coordenará o 13º Congresso Catarinense de Educação Física. Dentre as oficinas a serem oferecidas, destaque para Educação motora adaptada, ministrada pela professora da Universidade Federal de Santa Catarina Ângela Terezinha Zuchetto; Estilos de ensino na Educação Física, oferecida por Dircema Helena Franceschetto Krug, do Paraná e Educação Física Escolar, ministrada pelo professor da UDESC Ruy Jornada Krebs.
Ainda no dia 03, também paralelamente ao Fórum será realizado o 2º Encontro Nacional de Marketing Esportivo, que terá entre seus debatedores Giovane Gávio, técnico do time de vôlei de Joinville Tigre/Unisul, Carlos Alberto Galvão, um dos organizadores do Iron Man Brasil e Ana Moser, ex-jogadora de vôlei e atualmente representante do instituto Esporte Educação.
Também neste dia ocorre o 2º Encontro Nacional de Conselhos Estaduais de Esporte, que será coordenado pelo Conselho Estadual de Desporto de Santa Catarina. No evento será resgatado um pouco do que ocorreu durante o 1º Encontro, realizado em São Paulo em 2001, palestras sobre a legislação esportiva no Brasil e representantes dos Conselhos Estaduais de Desportos farão relatos de experiências.
O 2º Encontro Sulbrasileiro de Secretários Municipais de Esporte e Lazer, que terá como palestrantes o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina Gilmar Knaesel, Alberto Saraiva, secretário de Esportes de Guarulhos e Giselle Noceti Xavier, professora da universidade do Estado de Santa Catarina, acontece no dia 03 de abril, também no Centro Sul, durante todo o dia.
O Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina coordenará, também no dia 03 de abril, o Encontro Sulbrasileiro dos Conselhos Regionais de Educação Física.
Nos dias 03, 04 e 05, será realizado o 4º Congresso Nacional de Justiça Desportiva. Dentre os principais temas um apanhado histórico da Justiça Desportiva no Brasil, alterações necessárias à legislação desportiva e O Atleta e a Justiça do Trabalho.
No dia 04 de abril, será realizada a Capacitação de Gestores Públicos de Esporte e Lazer, evento coordenado pelo Ministério do Esporte. Os temas centrais serão Esporte e Lazer como política pública de Inclusão Social: histórico, conceitos, papéis e competências e Avaliação de Políticas Públicas de esporte e Lazer.
Nos dias 04 e 05, ocorre também o 2º Encontro dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Educação Física de Santa Catarina (CONDIESEF/SC), e dentre os assuntos a serem debatidos A Formação Profissional em educação Física e Estágios a luz da legislação: uma visão da fiscalização do trabalho.
No dia 05 de abril será o Fórum de Debates, com o tema Esporte, Atividade Física e Meio Ambiente, onde será elaborado o documento oficial do 7º Fórum Internacional de Esportes.
E durante os quatro dias do Fórum estarão acontecendo a Feira Comercial e Institucional e o Festival Cultural, com atrações e exposições para todos os participantes do evento.
O Fórum é organizado pela Unesporte com apoio da Fesporte, Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Ministério do Esporte e Grupo RBS, com patrocínio do Fundesporte.
(Fesporte, 01/04/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *