Texto de reflexão da Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento das Cidades
05/03/2008
Fontes Alternativas de Energia são tema de projeto de lei
05/03/2008

Website fortalezas.org recebe apoio do IPHAN

O website e a base de dados sobre fortificações no mundo está em fase final de sua programação e deverá estar disponível ao público a partir de fins do mês de abril. Desde do início deste ano de 2008, o projeto da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, através de sua Superintendência Regional em Santa Catarina.
Como contrapartida, neste primeiro momento, as ferramentas de cadastramento e de pesquisa existentes no website estarão sendo utilizados à serviço do IPHAN para a realização de um estudo comparativo entre as fortificações do sul do Brasil e Uruguai.
O website fortalezas.org está sendo desenvolvido pelo Projeto Fortalezas Multimídia da UFSC, coordenado pelo arquiteto Roberto Tonera. Trata-se de um banco de dados temático sobre fortificações em todo o mundo, com possibilidade de consulta, pesquisa e inserção on line de dados e mídias, por qualquer pessoa e em qualquer idioma, a partir de qualquer lugar que disponha de acesso à Internet. Além dos dados sobre as fortificações, poderão ser consultados e cadastrados também informações sobre bibliografias e personagens históricos relacionados àquelas construções, entre outros conteúdos.
Muito mais que simples formulários eletrônicos em forma de verbetes, esse novo website funcionará como um banco de dados relacional, onde dezenas de campos com informações parametrizadas permitem estabelecer estudos comparativos entre as fortificações, além de possibilitar pesquisas combinadas por tipologia, nome, localização geográfica, data de construção, projetista, nacionalidade original, uso, proteção legal, estado de conservação, ou ainda por qualquer palavra contida nos textos descritivos, entre dezenas de outros parâmetros disponíveis.
O banco de dados e todas as ferramentas de consulta e inclusão de dados funcionarão integralmente no ambiente da Internet, não havendo necessidade de instalação de qualquer programa adicional no computador do usuário. Isto permitirá que o website fortalezas.org funcione sem custos operacionais para o usuário, servindo como fonte compartilhada de pesquisa para especialistas, professores, estudantes e público em geral, que podem utilizá-lo a partir de um cyber café, do computador da sua escola, da sua instituição, ou mesmo da sua moradia.
Além de contribuir para socializar o acesso à informação, que é por si só tarefa das mais imprescindíveis, o website fortalezas.org objetiva democratizar a construção do conhecimento, por intermédio da formação de uma comunidade virtual na Internet, focada no estudo, divulgação e valorização das fortificações. O processo de ampliação permanente da base de dados do website se dará através da participação multilíngue (inicialmente em português, espanhol e inglês) dos pesquisadores locais e regionais, permitindo uma efetiva representatividade do universo das fortificações existentes em todo o mundo, num trabalho de grande potencial cooperativo entre pesquisadores, instituições e público interessado no tema.
Embora o website deva estar disponível ao público agora em abril próximo, o projeto da UFSC continua buscando novos apoios e parcerias, dentro e fora do Brasil, que permitam já a sua ampliação e otimização, possibilitando a alimentação colaborativa da sua base de dados, a tradução dos conteúdos cadastrados, o incremento do número de idiomas disponíveis, a implementação de um glossário técnico ilustrado, de uma linha do tempo temática, entre outras ferramentas auxiliares, que aguardam recursos financeiros para o seu desenvolvimento e incorporação ao website.
As instituições interessadas em participar como colaboradores ou em apoiar o website fortalezas.org podem fazer contato através do e-mail projeto@fortalezasmultimidia.com.br
Saiba mais sobre esse website no endereço: www.fortalezasmultimidia.com.br
.
(Fortalezas Multimídia, Março de 2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *