Fórum de Mudanças Climáticas do RS inicia atividades
28/03/2008
Projeto livros e batucadas
28/03/2008

A Presidente da Associação Gaúcha de Preservação do Ambiente Natural (Agapan/RS), Edi Xavier Fonseca, coordenou o primeiro painel de ontem pela manhã (27/03), no Semináro Gestão Sustentável nos Municípios, em Porto Alegre, que tratou sobre as mudanças climáticas e o papel do município no contexto do aquecimento global. Ela lembrou que o aumento na emissão de gás carbônico (CO2) é um dos principais propulsores das modificações climáticas atuais.
A diretora para América Latina e Caribe do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade –, Laura Valente, advertiu que as variações no clima estão ocorrendo cada vez mais rápidas. Segundo Laura, as alterações de temperatura e outros fatores que antes demoravam de cinco a 15 milhões de anos para acontecer, agora levam, no máximo, dez décadas.
“O que devemos fazer para garantir o futuro de nossos descendentes é mudar o nosso padrão de consumo: menos é melhor!”, enfatizou.
Já em Salvador (BA), de acordo com o superintendente de Meio Ambiente, Ari da Mata, os principais geradores de problemas ambientais, que afetam o aquecimento global, residem na ocupação desordenada do território. Outro fator que ele destaca são os eventos carnavalescos, devido à quantidade de emissão de CO2 pelos trios elétricos.
Para reparar os danos, foi lançado o programa Carnaval Sustentável, que consiste na utilização de biodiesel B-05 em todos os transportes do evento, reduzindo em oito toneladas a quantidade de emissão de CO2, e na plantação de mudas de árvores (33.320 mil já foram plantadas até o momento).
No município de São Paulo, a coordenadora de Planejamento Ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Teresa Emídio, garante que, desde 2003, são realizadas estratégias para o controle da queima de combustíveis fósseis. Entre as iniciativas estão o estímulo ao uso de transporte limpo e não motorizado (ciclovias e corredores), ao uso de energias renováveis (solar) e o monitoramento e fiscalização da qualidade do ar.
No entanto, Teresa afirma que “somente com a incorporação de novos hábitos, pelos cidadãos, é que essas políticas ambientais terão sucesso”.

Biomonitoramento do Ar

Ao final do debate, houve a assinatura de um Protocolo de Intenções pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smam), Beto Moesch, e a Diretora do Centro de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Catarina da Silva Pedroso. Esse protocolo refere-se ao monitoramento da qualidade do ar por meio de bioindicadores.
O biomonitoramento é a avaliação da qualidade ambiental de uma determinada área, utilizando sistemas vivos (seres vivos) que podem ser chamados de bioindicadores ou biomonitores, espécies resistentes ou tolerantes, sensíveis aos poluentes.
Amanhã é o último dia do evento, com a programação abaixo.
Março 28
sexta-feira
8h30m
Encontro e Criação Estadual da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – Anamma/RS
10h – Painel IX
Sistema Nacional do Meio Ambiente
A regulamentação do Artigo 23 da Constituição Federal e o novo papel do município no Sisnama
Palestrantes
• Claudio Langone
ex-secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente – MMA e consultor da Abema e da Anamma (DF)
• Sílvia Capelli
Procuradora de Justiça do Ministério Público Estadual (RS)
• Paulo Muçouçah
Diretor do Departamento de Coordenação do Sisnama do MMA (DF)
Na ocasião será feita a entrega simbólica do Anteprojeto de Lei que institui o Código Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre.
Lançamento da Carta de Porto Alegre
14h – Relato de Experiências dos Municípios
• Controle da Poluição Visual
São Paulo
Pronunciamenro do Deputado Federal (MA) Sarney Filho
• Controle da Poluição Eletromagnética por Estações de Radio Base
Porto Alegre
• Campanha Y´ikatu Xingu
Instituto Socioambiental
• Gestão Ambiental em Pequeno Município
Dois Irmãos
14h – Visita técnica à Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger
14h – Reunião de Trabalho do Iclei – Apresentação de projetos das Cidades Elo
(Portal do Meio Ambiente, 28/03/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *