De olho nas embalagens
18/03/2008
Unidade de Conservação de 270 mil hectares entre RS e SC pode ser criada ainda em 2008
18/03/2008

Qual a relação do revezamento de trânsito, proposto esta semana na Câmara Municipal de Porto Alegre, com a sustentabilidade urbana? Na opinião do Secretário do Meio Ambiente Beto Moesch, “este assunto deveria estar permanentemente em pauta, não apenas abordado em campanhas específicas”.
Coordenador do Seminário Nacional de Gestão Pública dos Municípios, que acontece este mês em Porto Alegre, Moesch acredita que o rodízio nos transportes vai incentivar a conscientização sobre sustentabilidade nas cidades. “A cidade precisa pensar e debater mais o uso do carro e a maneira de fazê-lo”.
O Sistema de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores, já adotado em cidades como São Paulo, por exemplo, prevê o revezamento de veículos entre segunda e sexta-feira e visa reduzir o congestionamento no centro da Capital em um raio de 15 quilômetros a partir do Paço Municipal.
No entanto, a repercussão da proposta vai além do problema dos congestionamentos, podendo colaborar inclusive para soluções de problemas urbanos e ambientais. Entre os benefícios trazidos pela medida estão: a redução de emissões de gás carbônico na atmosfera, a maior busca por transportes alternativos, como caronas e bicicletas, e a diminuição de acidentes nas vias públicas.
Além do trânsito, questões como licenciamento ambiental, mudanças climáticas, participação e controle social e construção sustentável estarão em pauta durante o Seminário Nacional da Gestão Sustentável dos Municípios, que ocorre no prédio 40 da PUCRS entre os dias 26 e 28 de março.
(Seminário Gestão Sustentável, 14/03/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *