Projeto livros e batucadas
28/03/2008
Santa Catarina recebe nova premiação como melhor destino turístico nacional
28/03/2008

Artigo de Roseli Rosana Dalabona – Presidente da Associação Cultural Pró-Floripa (DC, 28/03/08)
Os mercados públicos estão para a história das cidades como a casa dos avós está para uma família. Eles são sala de visita e a referência cultural para os moradores e turistas. E em Florianópolis não é diferente. Imponente e com arquitetura fiel à colonização açoriana, o Mercado Público de Florianópolis é um dos principais cartões-postais, e representa a vocação para o comércio na região central da cidade. No entanto, de uns tempos para cá, este espaço democrático vem deixando de se prestar ao que se destina: representar a cultura do município.
A Associação Cultural Pró-Floripa surgiu então para tentar recuperar a imagem de local público e saudável que vem sendo distorcida no Mercado Público Municipal de Florianópolis. O espaço encontra-se marginalizado, e não são raras as cenas e atos ilícitos que têm como cenário um local que deveria ser voltado às famílias e à população de bem da cidade. Aliados aos fundadores da Associação Cultural Pró-Floripa estão os 120 comerciantes do mercado, que há décadas ali comercializam de peixes frescos a aviamentos para uma clientela fiel.
A primeira ação da Associação Cultural Pró-Floripa está sendo o Festival Multicultural do Mercado Público de Florianópolis, que, nestes meses de março e abril, vai oferecer gratuitamente ao público, todas as quintas-feiras, manifestações culturais variadas. Esta primeira etapa do Festival Multicultural do Mercado Público não pretende mudar completamente a realidade do local a curto prazo. Mas pretende plantar a semente da consciência da necessidade de preservação e revitalização deste espaço, que merece ser valorizado não só pelo seu conteúdo histórico, como pelo significado cultural que ele apresenta para Florianópolis.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *