Se o seu copo d’água falasse
28/03/2008
Moradores do Maciço em Florianópolis começam a trabalhar na comunidade
28/03/2008

Instituto critica neutralização de CO2 e lança programa de conscientização ambiental

“Não podemos transformar o Brasil inteiro em uma Amazônia”, essas são as palavras da presidente do Instituto Ecoar, Miriam Duailibi, quando o assunto é plantio de árvores para neutralização de carbono. Em seu discurso a ambientalista critica severamente a postura da sociedade que têm tratado o tema aquecimento global de forma superficial, apontando como principal solução a reposição florestal.
A fim de solucionar de forma incisiva o problema, o Ecoar lança o ECOARES – Programa Ecoar de Conscientização Ambiental, um projeto inédito que conscientizará à população a adoção de boas práticas no seu dia-a-dia.
Para Miriam a conta não deve apenas ser feita em número de árvores plantadas, mas sim em quanto a população pode reduzir. “No nosso projeto plantar árvores é o último passo do processo. Primeiro precisamos mudar de atitudes e reduzir e muito nossas emissões de CO2”, explica.

O programa

Os chamados gases do efeito estufa (GEE) são os grandes vilões das mudanças climáticas. A fim de reduzir, minimizar e neutralizar a emissão desses gases, o Instituto Ecoar, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), que atua 16 anos com educação ambiental, disseminando boas práticas para manter o planeta saudável. Segundo Miriam, o programa nasceu desta experiência. “Reunimos nossos conhecimentos nas áreas de sustentabilidade, cidadania e educação e com este know how elaboramos um programa completo que não consiste apenas no plantio de árvores para neutralização de carbono, mas sim, na educação das pessoas para a redução de emissões de gases”, explica.
Estudos realizados pelo Ecoar mostram que é possível reduzir as emissões de GEE, causadores do aquecimento global, sem alterar a qualidade de vida. De acordo com a ambientalista a proposta do ECOARES “é apontar, no dia-a-dia, pequenas ações que podem minimizar nossas emissões, sem prejuízo do nosso bem estar. Assim vamos dando um passo atrás do outro para melhorar o clima do Planeta e a vida de casa um e de todos”, justifica.
A prática
O ECOARES tem como objetivo a capacitação e estímulo de grupos para atuar em questões climáticas por meio de algumas ações, como a redução e neutralização de emissões de gases, adoção de boas práticas de consumo e descarte, incentivo às práticas socioambientais, a troca de experiências e estímulo a aprendizagem contínua. Coordenado por uma equipe de especialistas e fundamentado em conhecimento tecno-científico, o programa está baseado em uma metodologia que propõe atividades para colaboradores de empresas, gestores públicos e comunidades com as seguintes etapas:
” Sensibilização por meio de eventos de apresentação do projeto, reuniões de articulação e atividades lúdicas;
” Conscientização por meio de atividade com as “oficinas do futuro”;
” Capacitação por meio de oficinas temáticas e treinamentos;
” Comprometimento é estimulado durante todo o processo de implantação.
No ambiente corporativo, o programa contribui para a realização profissional e cidadã dos colaboradores, promove benefícios para os parceiros, incentiva a conservação e recuperação do meio ambiente, além de agregar valor à imagem das empresas, gerando significativos retornos de valorização da marca. “Com esse programa queremos conscientizar as pessoas de que não basta plantar árvores ou reciclar o lixo, é preciso mudar hábitos de consumo e descarte, adaptar suas casas e escritórios, repensar o uso do próprio carro, cuidar dos recursos naturais”, finaliza.
Fonte: Ecopress / Trama Comunicação.
(Portal do Meio Ambiente, 28/03/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *