Sinduscon perde o vice-presidente Joci José Martins
04/03/2008
Lei Catarinense de Inovação aguarda regulamentação do Governo do Estado
04/03/2008

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta sexta-feira (29/02) o 14° relatório de balneabilidade da temporada. Observa-se que numero de pontos impróprios para banho no litoral catarinense aumentou se comparado com a semana passada. São 62 pontos dos 182 amostrados, o que percentualiza 34,06%. Na semana passada foram 51 pontos. Na capital 45,16% dos pontos estão impróprios para banho, representando 28 dos 62 amostrados.
De acordo com o responsável técnicos do laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva, o acréscimo no número de pontos impróprios pode ter sido causado pelas chuvas que tem caído constantemente nos últimos dias. “Como na maioria do Estado o sistema de esgoto deixa a desejar, a cada enxurrada os dejetos acabam parando no mar e comprometendo a qualidade das praias”, explica.
O ponto é considerado impróprio para banho quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros. A pesquisa de balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pela Fatma desde 1976, seguindo as normas da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Ele começa com a coleta de amostras da água do mar em mais de 180 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. A Fatma seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição – os de maior fluxo de banhistas. As coletas são feitas mensalmente de abril a novembro e semanalmente de dezembro a março. O relatório completo está no site www.fatma.sc.gov.br.
(Fatma, 29/02/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *