A importância do plástico na vida
26/03/2008
Feira Internacional do Artesanato reunirá quatro cantos do mundo em Florianópolis
26/03/2008

Caçador de metais preserva o meio ambiente

Com um fone de ouvido, um saco de lixo amarrado na cintura e um detector de metais, o americano Ken Love, de 67 anos, aproveita as horas de folga para exercitar seu passatempo predileto: limpar as areias do Norte da Ilha. Ele escolheu Canasvieiras para morar e passa os dias rastreando e retirando das areias do balneário pequenos metais localizados até meio metro abaixo.
Com um equipamento americano, o caçador de metais recolhe das praias chaves perdidas, anéis, brincos, moedas e pregos encobertos pela areia. Faz isso há quatro anos e garante que o local hoje é muito mais limpo do que quando começou a empreitada.
“Recolho o lixo que os garis não conseguem pegar porque está debaixo da areia. Fazendo isso, conheço pessoas legais e ainda converso com as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente”, contou.
Na sua casa, já montou uma coleção com os objetos que encontrou. Com exceção de dois anéis de ouro, a maioria dos artigos não apresenta nenhum valor. Mas Ken não está atrás de tesouros; sua missão é ajudar a natureza.
Ken Love nasceu na Carolina do Norte, é técnico em eletrônica e, desde 1965, tem como hábito rastrear objetos. A atividade teve início quando começou a trabalhar na empresa americana RCA, com análises e estudos de satélites. Foi nesta época que conheceu o Brasil, as praias nordestinas, quando passava férias no país.
Em 1967, mudou-se para Fernando de Noronha, onde continuou os trabalhos da empresa americana. Na época, usava hidrofones para poder localizar os satélites que caíam no mar.
Não demorou para aprender a língua portuguesa e, três anos depois, resolveu se aventurar na Bahia atrás dos depósitos de diamantes do município de Mucugê, na Chapada Diamantina. Mas as águas escuras do local e o período de chuvas impediram o sucesso no trabalho.
Depois que conseguiu um visto permanente para viver no Brasil, Ken resolveu montar uma oficina de eletrônica em Brasília. Lá, fez trabalhos para o Palácio Itamaraty.
Abriu um restaurante vegetariano em Caldas Novas, em Goiás, e ganhou, por cinco anos consecutivos, o título de Melhor Restaurante Vegetariano do Brasil, do Guia Quatro Rodas. Seus alimentos eram produzidos por funcionários do restaurante e sem agrotóxicos.
Hoje, Ken passa os dias dividido entre a praia de Canasvieiras e o país natal, onde vivem seu filho e sua mulher.
(Nanda Gobbi, DC, 25/03/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *