Reservas subterrâneas são alternativa para água limpa no Brasil
17/03/2008
Fatma divulga 16º relatório de balneabilidade
17/03/2008

Assinados acordos de cooperação com dirigentes italianos

O governador Luiz Henrique assinou, nesta sexta-feira (14/03), acordos de cooperação com a província italiana de Parma para o intercâmbio de conhecimentos e desenvolvimento de projetos conjuntos na área produtiva e ambiental. Os protocolos de intenção prevêem colaboração em temas como o tratamento do lixo e o desenvolvimento urbano e ambiental, além de parcerias na área agro-alimentar, especialmente com relação a queijos e laticínios.
Luiz Henrique destacou aos participantes da solenidade os resultados obtidos através do programa Água da Chuva, que vem financiando, através de uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil, sistemas de captação de água da chuva aos produtores rurais. O programa está viabilizando a construção de cisternas para conservar a água para posterior utilização em períodos de estiagem.
O governador observou que a experiência de Parma na gestão das águas é famosa mundialmente, e ele acredita que a parceria será muito proveitosa. “Santa Catarina possui um dos maiores mananciais de águas do Brasil”, reforçou Luiz Henrique. Entre os projetos que podem ser implantados ainda este ano está a criação de uma escola de águas no Brasil com a participação da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável.
A missão italiana manifestou interesse na gestão e valorização dos lixos urbanos (incluindo o hospitalar); o industrial (especialmente das indústrias de cerâmicas e daquelas que utilizam madeira como matéria-prima); e o produzido pela criação de animais.
A solenidade contou também com a presença do vice-prefeito de Florianópolis, Rubens Bita Pereira, que assinou um dos protocolos de intenção para intercâmbio de conhecimento no tratamento e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos.
Participaram da solenidade o secretário de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz; o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Onofre Agostini e o presidente em exercício da Casan, Valmir Piacentini, além do vice-presidente da Cidasc, Aldair Kozuchovski.
O grupo italiano foi chefiado pelo assessor de políticas econômicas e desenvolvimento urbano de Parma, Ettore Manno, e contou com a participação do presidente da União Regional de Saneamento da Região Emilia Romagna, Emilio Bertolini; do diretor-geral da Organização de Saneamento da Província de Parma, Piero Mattarelli; além do presidente da Synapsis Itália, Marco Mari, além de empresários dos dois países.
(Governo do Estado de SC, 14/03/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *