Agenda: 03 a 09 de março de 2008
28/02/2008
Brasil perde US$ 2,5 bi por ano sem eficiência energética, diz Bird
29/02/2008

Não deixe o lixo engolir você

A cada 24 horas, 900 gramas de lixo são produzidos por pessoa. Isso significa que, em um ano, você produz em média quase 330 quilos de dejetos. Multiplique esse número pela população de sua cidade e você vai entender a extensão do problema. E isso que nem estamos levando em conta os resíduos industriais e hospitalares.
É uma verdadeira montanha de lixo todos os dias. Com o aumento do consumo humano, em pouco tempo não haverá mais onde colocar tanta coisa. Parece alarmista, mas não é. Na cidade italiana de Nápoles, por exemplo, o lixo se tornou o protagonista de uma grave crise. Ao sair de casa, os napolitanos precisam enfrentar as ruas tomadas por sacos com todo tipo de detrito, porque faltam terrenos para abrir aterros sanitários. Ruim para o turismo, para o ambiente e para a saúde.
O Rio Grande do Sul pode estar a milhares de quilômetros de distância, mas é preciso ligar o alerta vermelho. E antes de culpar o governo por todos os males, pense que é em você que começa o processo. Se cada cidadão mudar certas atitudes, será mais fácil reverter a situação.
Regra número 1: antes de comprar, reflita. Preciso mesmo do objeto?

Regra número 2:
reaproveite. Será que não tenho nada guardado em casa que resolva meu problema?
Regra número 3: repasse. O que posso fazer com o que não quero mais?
As respostas podem surpreendê-lo. Além de ter um enorme impacto positivo nos resíduos que você produz, em alguns casos o reaproveitamento é até lucrativo.
(Zero Hora, 28/02/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Muito bem comentado! Nós, seres humanos deveríamos nos espelhar nos animais “ditos” irracionais, pensarmos em nossas atitudes, sermos menos egoístas e agir em prol de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *