Agenda: 18 a 24 de fevereiro/2008
20/02/2008
Comissões analisam PEC favorável às universidades estaduais
20/02/2008

Jogos Olímpicos são atração na regata Mitsubishi, em Florianópolis

Uma equipe formada por três velejadores que estarão nos Jogos Olímpicos de Pequim foi atração no primeiro dia (19/02) de regata do Mitsubishi Motors Sailing Week Ilha de Santa Catarina, a maior competição náutica do sul do país, que acontece em Florianópolis até sábado, dia 23 de fevereiro. André Fonseca e Rodrigo Duarte, que disputarão na classe 49er e Samuel Albrecht, da 470, tripulam o atual campeão do circuito, o Mitsubishi Motors / Gol, de Eduardo Souza Ramos. “”Como conheço bem a raia, vou auxiliar o tático durante o percurso”, conta Fonseca.
André Fonseca e Rodrigo Duarte garantiram a vaga para as Olimpíadas na classe 49er durante o Mundial da Austrália, em janeiro desse ano, quando a dupla terminou em 11º lugar. “Foi um ótimo resultado e já estávamos felizes com o fato da conquista da vaga para as Olimpíadas, mas com essa colocação foi ainda melhor”, disse Bochecha, sete vezes campeão brasileiro na classe. Também do mundial da Austrália, saiu a classificação de Samuel Albrecht, que ao lado de Fábio Pillar, representará o Brasil na classe 470. “Estamos focados nas olimpíadas, mas velejar de oceano é sempre um treinamento complementar”, garante Samuca.
Um grande adversário para Fonseca e seus companheiros, será o bi-campeão da tradicional Santos-Rio, o veleiro Touché Super, de Ernesto Breda, um Botin Carkeek de 46 pés, que traz a bordo Alexandre Paradeda, medalha de ouro na classe Snipe nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Além dele, Breda conta ainda com a experiência de Cláudio Biekarck, seis medalhas pan-americanas ( Finn / 75, Ligthning 83/87/91/95/99) e Gunnar Ficker pentacampeão pan-americano de Ligthining (83/87/91/95/99).
Já o veleiro carioca Ventaneiro, apostou na experiência de Marcos Ribeiro, que em novembro do ano passado sagrou-se campeão mundial da classe Soling, ao lado de George Nehm e Lúcio Ribeiro. “Foi uma vitória emocionante, começamos bem, mas em segundo e depois viramos”, lembra
A primeira prova do Mitsubishi Motors Sailing Week começou hoje (19/02), ao meio dia, com uma regata de médio percurso. O trajeto tem cerca de 35 milhas náuticas (64 km) e em boas condições de vento, levará em torno de 6 horas para ser concluída. O percurso começou na baia de Jurerê, segue até Arvoredo, passando pela Ilha Deserta, Ilha do Mata Fome e Ilha do Francês. “Florianópolis é um dos melhores lugares para se velejar porque não é uma raia viciada e o que vale é a técnica do velejador”, conta Marcos Ribeiro, tático do veleiro carioca Ventania.
O campeão da primeira regata será conhecido apenas no início da noite. Além de pontuar para a Mitsubishi Motors Sailing Week Ilha de Santa Catarina, a competição é válida para a I Etapa do Campeonato Brasileiro das classes ORC Internacional e ORC-Club, realizada pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO).
Palestra
No dia 21 de fevereiro, Betão Pandiani, um dos mais respeitados velejadores do país, será a grande atração do evento. Ele vai contar um pouco mais sobre a Travessia do Pacífico, seu mais novo projeto a bordo de um catamarã. Pandiani e seu companheiro Igor Bely encerraram em dezembro, em Mangareva na Polinésia francesa, a primeira etapa da viagem que pretende ligar o Chile à Austrália. Até agora, já percorreram 3,8 mil milhas do Pacifico Sul e aguardam, no Brasil, o fim da temporada de ciclones para retornarem ao mar. A palestra com Betão está marcada para as 17h30.
A Mitsubishi Motors Sailing Week Ilha de Santa Catarina é uma realização do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha com patrocínio master Mitsubishi Motors, patrocinio Unimed, HSBC e apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Fundesporte, Náutica, Capitania dos Portos e Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano.
(acontecendoaqui, 19/02/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

3 Comentários

  1. lariane disse:

    quero saber os nomes de todos os jogos q são praticados na olímpiada!!!

  2. Janine, da equipe do site disse:

    De acordo com o site http://www.olimpiadas.uol.com.br, as modalidades disputadas nas olimpíadas de Pequim em 2008 serão: Atletismo, Badminton, Basquete, Beisebol, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Futebol, Ginástica artística, Ginástica rítmica, Handebol, Hipismo, Hóquei na grama, Judô, Levantamento de peso, Luta, Nado Sincronizado, Natação, Pentatlo Moderno, Pólo aquático, Remo, Saltos Ornamentais, Softbol, Taekwondo, Tênis, Tênis de mesa, Tiro, Tiro com arco, Trampolim acrobático, Triatlo, Vela, Vôlei e Vôlei de praia.
    Link: http://olimpiadas.uol.com.br/2008/modalidades-olimpicas/index.jhtm

  3. kessia disse:

    as modalidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *