Jovens defendem seus direitos em Conferência Regional da Grande Florianópolis
26/02/2008
Turismo a favor do meio-ambiente
26/02/2008

O projeto Eficiência Energética em Edifícios (EEE), do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, sigla em inglês), abrange seis países ou regiões que, juntos, respondem por dois terços do consumo de energia no mundo: Brasil, China, Europa, Índia, Japão e Estados Unidos.
Depois de um ano de existência, o projeto conseguiu identificar a alarmante situação atual de consumo de energia pelo setor da construção civil: os edifícios gastam cerca de 40% do total de energia e emitem 35% do carbono na maioria dos países. Também já está claro que todos os participantes têm condições de abaixar esse número, assim como de reduzir as emissões de carbono, imediatamente. Para isso, basta que utilizem os recursos tecnológicos que já existem.
Como isso pode ser feito?
– Utilizar equipamentos mais eficientes e que consumam menos energia;
– Fazer com que os edifícios produzam energia, evitando o consumo de recursos não renováveis ou o transporte de energia;
– Criar edifícios que produzam um excedente de energia e alimentem redes inteligentes de infra-estrutura.
A partir dessas conclusões, em 2008, o foco vai estar no estudo da concepção e construção de edifícios de energia zero e em como torná-los economicamente viáveis. Em seguida, parte-se para a construção desses edifícios nos países participantes e em outros países do mundo.
Um estudo desenvolvido pelo EEE revelou que, entre os entraves para a construção de edifícios sustentáveis, estão questões cruciais como:

– Conhecimento pessoal –
muita gente não sabe como melhorar o desempenho ambiental de um edifício e onde recorrer para obter um bom conselho;
– Aceitação da comunidade empresarial – as pessoas não sabem se a comunidade empresarial vê a construção sustentável como uma prioridade;

– Um ambiente empresarial de apoio –
há dúvidas em relação ao apoio dos líderes empresariais nas decisões de construir sustentavelmente;
– Compromisso pessoal – as pessoas ainda não enxergam muito sua ação em favor do ambiente como algo importante a elas como indivíduos.
Para romper essas barreiras, os conselhos nacionais do WBCSD têm a missão de realizar fóruns de eficiência energética, ampliar o entendimento do assunto e encontrar soluções que possam ser colocadas em prática.
No Brasil, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) vai realizar, no dia 3 de abril, no Rio de Janeiro, o Fórum de Eficiência Energética na Construção Civil. O objetivo do evento é propor mudanças na fase de construção e de utilização de imóveis. Estarão presentes formadores de políticas públicas, instituições financeiras e empresas da área de construção civil, que vão discutir qual a maneira mais viável de os setores público e privado do país investirem em eficiência energética nas construções.
Segundo o documento do WBCSD, traduzido pelo BCSD de Portugal, reduzir o consumo de energia dos edifícios e suas emissões de carbono será de grande contribuição para diminuir as mudanças climáticas.
O projeto sugere iniciativas simples para viabilizar transformações nesse sentido:
– Cobrar impostos sobre emissão de carbono;
– Desenvolver políticas de apoio às tecnologias com baixas emissões de carbono;
– Informar e estabelecer normas que esclareçam a população e quebrem as barreiras de comportamento.
Serviço

Fórum de Eficiência Energética na Construção Civil

Data: 03/04/2008
Hora: 8h30 às 18h
Onde: Hotel Intercontinental – Av. Pref. Mendes de Moraes, 222, São Conrado, Rio de Janeiro
(Por Thays Prado, Planeta Sustentável, 25/02/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *