Lançamento da Carta de Florianópolis aos Cidadãos Brasileiros é nesta quarta-feira
19/02/2008
Plano Diretor terá audiência decisiva no dia 10 de março
19/02/2008

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e a Companhia de Melhoramento da Capital (Comcap) iniciam hoje (19/02) a limpeza dos córregos da região da bacia do Itacorubi, na Capital. O objetivo é prevenir alagamentos, como os que ocorreram no início do mês.
A informação é do superintendente José Carlos Rauen, que ontem, junto com técnicos da Fundação do Meio Ambiente do Estado (Fatma), fez uma vistoria na região. De acordo com Rauen, o trabalho será concentrado nos córregos que têm ligação com o rio Sertão, que desemboca no manguezal ao lado da avenida Beira-Mar Norte.
As atividades começarão a partir das 14 horas, no bairro Córrego Grande. Até quinta-feira (21/02), técnicos da Floram devem concluir relatório técnico que será encaminhado à Fatma para limpeza do canal, que avança cerca de 300 metros dentro do manguezal.
Essencial para a prevenção de novas cheias, esse serviço não será executado por enquanto porque depende da licença da Fatma, informou Rauen.
De acordo com o superintendente, a Floram fez um pedido emergencial para limpeza apenas do canal, que está dificultando o fluxo d’água por conta do assoreamento (obstrução que ocorre por causa da redução da correnteza). Rauen afirmou que não há prazo para a Fatma responder ao pedido de licença emergencial.
Paralelamente, a Floram aguarda finalização de estudo de impacto ambiental para fazer a limpeza de todo o manguezal, explicou o superintendente. A empresa que venceu a licitação para fazer o levantamento tem seis meses para concluir o trabalho.
Depois, por lei, são necessárias três audiências públicas antes de o estudo ser avaliado pela Fatma, que pode conceder ou não a licença para limpeza do mangue. Na avaliação do superintendente, a decisão não deve sair antes de um ano.
(A Notícia, 19/02/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *