Lançada Cartilha do Plano Diretor Participativo
21/02/2008
Hospital Universitário da UFSC inaugura nova UTI
22/02/2008

Lançamento do Bandeira Azul na Praia do SantinhoO projeto Bandeira Azul teve um marco importante no último sábado (16/02), na Praia do Santinho, com a assinatura do termo de compromisso pelo prefeito Dário Berger. O ato representa o início das etapas necessárias para a conquista do selo internacional de certificação ambiental, concorrido por três praias de Florianópolis: Santinho, Jurerê e Mole.
A ONG FloripAmanhã, responsável pelo acompanhamento das atividades relativas ao Bandeira Azul na praia do Santinho, apoiou a iniciativa com a produção e entrega de cartazes e folders explicativos para orientar a população, salientando a importância da preservação nas praias. Para a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, o selo deve estimular a conscientização do turista e dos nativos para a preservação das praias da cidade. “Ou cuidamos ou perdemos a qualidade de vida”, alerta Anita.
O projeto, que recebe a coordenação nacional do Instituto Ambiental de Ratones, (IAR) tem como principal parceiro a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, responsável pela formação de uma rede de ONGs para facilitar o processo de implantação do programa em todo país. O Bandeira Azul obedece a 29 critérios estabelecidos para certificação, que implicam em praias mais limpas, seguras e com serviços de informação de qualidade.
Para a coordenadora do IAR, Mariza Scherer, “o evento foi um importante marco na implantação do Programa Bandeira Azul em Florianópolis, pois colocou a responsabilidade compartilhada dos governantes, sociedade civil, ONGs e empresários”.
O evento na Praia do Santinho teve a presença do Superintendente da Floram José Carlos Rauen, do Secretário de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, de representantes da ONG FloripAmanhã, Anita Pires, Hamilton Peluso e Frederico Guitel Filho, e da comunidade local, além do prefeito, que diplomou os membros dos comitês das três praias e entregou certificados às crianças que participaram do Projeto Golfinho durante toda semana.
O Programa Bandeira Azul nasceu na França em 1985, onde os primeiros municípios costeiros franceses foram contemplados com o selo Bandeira Azul, que tinha como pré-requisitos os critérios de tratamento de esgoto e balneabilidade das águas. No Brasil, 10 praias foram selecionadas para concorrer ao selo, sendo três delas em Florianópolis. Praias mais limpas e melhoria nos ambientes costeiros são alguns dos compromissos do Bandeira Azul.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *